logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Anped Sul 2016: encontro regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação tem início na UFPR

28438859432_44f33a12e4_z
O evento conta com extensa programação para profissionais da Educação. Foto: Samira Chami Neves

Teve início neste domingo (24) a Anped Sul 2016 – a XI Reunião Científica da Região Sul do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. A abertura do evento aconteceu no Teatro da Reitoria, com plateia lotada.

Nesta edição, o evento faz uma homenagem ao escritor e poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 72 anos em agosto. Sua família esteve presente na cerimônia de abertura, realizada no domingo (24) no Teatro da Reitoria. A família Leminski apresentou o pocket-show “Leminskanções”, com a cantora Estrela Leminski, filha do poeta, e músico Téo Ruiz. A Orquestra de Cordas de Curitiba também se apresentou.

A solenidade de abertura da Anped 2016 contou com a conferência de Vera Peroni, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também participaram da abertura o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; a secretária municipal da Educação, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo; a superintendente da Educação, da Secretaria da Educação do Paraná, Fabiana Cristina Campos; entre outras autoridades. Os componentes da mesa de abertura destacaram a importância do evento e dos temas tratados no momento atual do país.

Também no primeiro dia do evento, foram feitas as reuniões do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Sul e do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação.

Programação

O encontro tem uma ampla programação cultural, que inclui exposições de fotografias, exibição de documentários e apresentações artísticas. Haverá lançamentos de mais de 60 livros durante todo o evento. A programação completa pode ser conferida no site do evento ou por meio do aplicativo XI Anped Sul, disponível para smartphones com sistemas Android ou iOS.

Estima-se que 2 mil pesquisadores, estudantes e outros profissionais de educação da Região Sul participem do evento, que acontece até o dia 27 de julho, no Campus Reitoria da UFPR. Serão apresentadas quase 600 pesquisas em 22 eixos temáticos.

A última vez que a UFPR sediou o encontro científico da Anped foi em 1999. Agora, sob a temática “Educação, movimentos sociais e políticas governamentais”, o evento traz palestras, oficinas e mesas-redondas ao longo de quatro dias, além de uma feira de livros e exposições.

Com o tema “Educação, Movimentos Sociais e Políticas Governamentais”, é esperado um rico debate científico que qualifique as pesquisas e ações no campo da Educação, pois o objetivo é promover e ampliar o debate acerca de temas relevantes, além de oportunizar a reflexão a respeito da produção científica dos Programas de Pós-graduação em Educação. Com 44 anos de existência, a Pós Graduação em Educação na região sul conta hoje com 42 programas. Além de promover um balanço sobre a produção do conhecimento em educação, a XI ANPED Sul pretende problematizar concepções, políticas, práticas e relações sociais da educação na interface com os movimentos sociais. Busca-se, desta forma, identificar necessidades e possíveis implicações da pesquisa em educação, fazendo interlocuções com contextos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Veja mais fotos do evento no Flickr da Assessoria de Comunicação da UFPR: Anped Sul 2016

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...