logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Superintendência de Infraestrutura surge com desafio de aprimorar ainda mais qualidade e agilidade das obras

A Reitoria da Universidade Federal do Paraná deu mais um importante passo hoje em direção ao aprimoramento cada vez maior da qualidade e da agilidade das obras em todos os campi e unidades da UFPR: a criação da Superintendência de Infraestrutura. Comandada pelo ex-reitor de Administração, Álvaro Pereira, a nova unidade da UFPR terá status de Pró-Reitoria e será ligada diretamente ao Gabinete da Reitoria.

A Superintendência vai incorporar a estrutura da Prefeitura da Cidade Universitária que, na prática, deixará de existir com este nome. Suas metas principais serão a busca pela qualidade total e a agilidade na realização das obras. Terá cinco Coordenações: Administrativa, Obras, Arquitetura, Plano Diretor e Manutenção – área que será dinamizada e terá papel crucial na nova estrutura.

Dia histórico

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, definiu a criação da Superintendência de Infraestrutura e a posse de Álvaro Pereira no comando da nova unidade como um “dia histórico” para a Universidade. Zaki afirmou que a nova unidade será construída gradualmente, como resultado de um processo coletivo de discussão. O planejamento da Superintendência foi alvo de uma comissão especial que trabalha com este objetivo há cerca de dois meses.

“Temos um ponto de partida. Agora, vamos ouvir a comunidade. Tenho a certeza que, com isso, a Pró-Reitoria de Administração vai funcionar com mais suavidade e eficiência. E a Superintendência terá muita força nas obras e na manutenção”, disse.

Zaki: "A Superintendência terá muita força nas obras e na manutenção”. Imagem: Ana Assunção.
Zaki: “A Superintendência terá muita força nas obras e na manutenção”. Imagem: Ana Assunção.

Zaki afirmou que vai valorizar o quadro técnico da PCU, que será aproveitado na nova estrutura. Ele destacou o trabalho de Luiz Carlos da Silva na antiga Diretoria de Infraestrutura da PCU. “Você deixa um legado técnico de obras com sustentabilidade e qualidade, em benefício das pessoas”, avaliou o reitor, que desejou sucesso a Alvaro. “Espero que você mantenha este legado e tenha muito sucesso na sua nova função”.

Zaki destacou também as realizações da Reitoria, que aumentou a estrutura da UFPR em 50% nos últimos seis anos, promoveu um forte trabalho de interiorização, realizou uma intensa criação de cursos de graduação e pós-graduação e ampliou a relevância da Universidade para o Brasil. “Isto é poder de realização: fazer muito, junto com os servidores técnicos e docentes. Todos, juntos, empenhados na missão de fazer a UFPR ocupar seu lugar de destaque na Nação brasileira”.

Superação de problemas

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, destacou os momentos de superação da PRA no passado, quando ele era diretor do Setor de Saúde, e havia menos recursos e quadros reduzidos. “Hoje, nós vivemos outro momento. Criar uma Superintendência e ao mesmo tempo sustentar um forte crescimento com a área técnica será um grande desafio que eu tenho certeza que será vencido pelo Alvaro e sua equipe”, disse.

Álvaro: "Vamos ouvir todo mundo e aproveitar o que temos de melhor. Peço o apoio de todos". Imagem: Ana Assunção.
Álvaro: “Vamos ouvir todo mundo e aproveitar o que temos de melhor. Peço o apoio de todos”. Imagem: Ana Assunção.

O superintendente de Infraestrutura da UFPR destacou o trabalho da Prefeitura e afirmou que, mesmo com uma estrutura pequena, sua equipe tem muita competência e está evoluindo tecnicamente a cada dia, inclusive na qualidade das obras. Álvaro Pereira afirmou que quer trabalhar junto com a equipe. “Temos 21 meses pela frente para fazer muitas coisas e entregar muitas obras. Vamos ouvir todo mundo e aproveitar o que temos de melhor. Peço o apoio de todos”, comentou.

O ex-diretor de Infraestrutura da Prefeitura da Cidade Universitária, Luiz Carlos da Silva, destacou a adoção de um novo sistema de trabalho durante os 3,5 anos em que permaneceu no posto. “Nós adotamos procedimentos novos e mais eficientes para as contratações de projetos, obras, serviços e aditivos nos contratos. Criamos um manual de fiscalização de obras e serviços. A qualidade das obras agora é maior que antes”, disse Silva, que agradeceu ao professor Paulo Kruger, coordenador de Expansão da UFPR, e à equipe da PCU pelo apoio.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...