logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos podem se inscrever para monitorar ações junto a estudantes estrangeiros

Alunos da UFPR interessados em maior aproximação com culturas internacionais têm um novo tipo de oportunidade dentro da Universidade. A UFPR lançou, no último mês, uma iniciativa diferenciada com o objetivo de incluir ações mais efetivas de integração e socialização dos estrangeiros às comunidades brasileiras: o Integrar UFPR.

O projeto pioneiro chama alunos, professores e técnicos para melhor envolver estudantes intercambistas no dia-a-dia universitário, oferecendo oportunidades em quatro linhas de ação: Apoiar, Incluir, Acolher e Alojar. O Projeto entra em funcionamento já neste segundo semestre de 2014 e seu primeiro edital (ação Incluir) fica aberto até dia 30 de setembro.

Recepção a alunos intercambistas já ocorre na UFPR. Ideia é ampliar formas de acolhimento

Pela ação Incluir, haverá a seleção de monitores – alunos entre o segundo e o penúltimo semestre de graduação – para organização de eventos sociais e culturais com a participação de estudantes estrangeiros. Para isso, estão sendo ofertadas quatro vagas – uma para cada campus da UFPR na capital – com direito a bolsa e responsabilidade pelo fomento de atividades de interação. A seleção ocorrerá de 2 a 7 de outubro e o resultado será divulgado dia 10 de outubro.

Para fazer parte das demais ações do Integrar UFPR, alunos, professores e técnicos podem se inscrever a qualquer momento, pois uma das ideias do projeto é a formação de um banco de interessados.

A condução do Integrar UFPR é de responsabilidade da Assessoria Especial da Reitoria, que conta com apoio de equipe multidisciplinar de professores e alunos para avaliação e controle dos dados envolvidos, entrevistas e orientação aos participantes. “Para colocarmos o conceito do Projeto em prática, buscamos referência no que acontece, há muito tempo, em países europeus, onde a mobilidade estudantil é norma dentro das universidades. Temos a certeza de que, no cotidiano acadêmico, a qualidade de vida deve ser tão prioritária quanto a busca pela excelência acadêmica”, explica o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari.

Conheça o projeto.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...