

Tornar a cidade mais acessível e melhorar o atendimento aos visitantes durante a Copa do Mundo de 2014. Com esse ponto de partida, os estudantes dos cursos de MBA em Marketing Digital e MBA em Vendas da UFPR desenvolveram diversos projetos com foco no empreendedorismo.
Os trabalhos foram feitos na disciplina do professor Ramiro Gonçalez que atua na USP e também no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR (Ceppad), e criou o projeto Copa Cooperativa, que envolve discussão e propostas sobre temas como transporte, hospedagem, recursos humanos, roteiros turísticos, entre outros. O objetivo é deixar um legado para a cidade, com benefícios que continuem após a Copa. Uma característica importante: todos os projetos são baratos, de no máximo R$100 mil e a média ficou em R$50 mil. Os projetos não preveem uso de dinheiro público. Os trabalhos serão apresentados no curso do Ceppad durante o ano.
Conheça os projetos apresentados:
Transporte
WALKING TOUR ─ Guias universitários bilíngues fazem caminhada em locais pitorescos e/ou históricos.
BIKE TAXI ─ Transportes por bicicletaxi com dois lugares entre hotéis e local do evento.
BICICLETÁRIOS MÓVEIS ─ Bicicletários transportados para locais de evento que ocupam vagas de automóveis.
Hospedagem
BED & BREAKFAST ─ Cadastramento e divulgação de famílias que desejam receber estrangeiros.
UNIVER-HOUSE ─ Espaços universitários que seriam utilizados como acomodações durante a Copa. Camas e beliches seriam doados após Copa.
Alimentação
CONVENIENCE FOOD ─ Carrinhos com comidas típicas do Brasil, localizados em pontos estratégicos e turísticos.
Recursos humanos
CADASTRO MÃO DE OBRA RESERVA ─ Criação de um banco de dados com profissionais (cozinheiros, garçons, camareiras, motoristas) que queiram trabalhar na Copa.
Divulgação internacional
ENJOY CWB ─ Site internacional com divulgação da cidades e as oportunidades turísticas da região.
Roteiros turísticos
TOUR ÉTNICO ─ visitas guiadas às principais colônias de Curitiba e região.
PACOTE SUL ─ Pacotes integrados contendo cidades do litoral do PR e SC.
Cidadania e cultura
CURITIBA 4.0 ─ Desenvolvimento em quatro parques do legado dos países que jogarão partidas em Curitiba.
Sinalização e comunicação visual
QR CODE ─ Sinalização de rua utilizando QR CODE o que propiciaria a tradução para qualquer idiona instantaneamente.