logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos do Ensino Médio podem participar de Olimpíada Brasileira de Cartografia

Estão abertas as inscrições para a II Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac), evento nacional voltado a alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental (com idade entre 14 e 19 anos), das escolas da rede pública e privada.

Cada escola inscrita participará com uma equipe de quatro alunos e um professor. As escolas que quiserem participar têm até o dia 22 de abril para fazer sua inscrição, pelo site do evento, que também disponibiliza o regulamento da competição e outras informações. A Olimpíada terá duas etapas, com provas teóricas online e provas práticas a distância, realizadas de maio a outubro.

Os objetivos principais da Olimpíada são estimular, nas escolas, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, prover a socialização de professores e alunos através de atividades em equipe e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

A primeira edição da Obrac, em 2015, contou com a participação de 4420 alunos e 1105 professores de todos os estados brasileiros.

A Universidade Federal do Paraná é uma das instituições fundadoras e organizadoras do evento, com a participação de professores do Departamento de Geomática. O vice-coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, professor Luis Augusto Koenig Veiga, também é vice-presidente da comissão organizadora da Obrac.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...