logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos do curso técnico de Petróleo e Gás integrado ao Ensino Médio representam a UFPR em competição na Índia

29842696280_88e74a578f_z
A competição ocorre entre os dias 17 e 20 de novembro. Foto: Samira Chami Neves.

Alunos do curso Técnico de Petróleo e Gás integrado ao Ensino Médio do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR participam de competição de ciências, matemática, habilidades mentais e eletrônica que acontece na Índia entre os dias 17 a 20 de novembro de 2016.

Os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, Beatriz Ayumi Yamada Yoshida, Guilherme Frasato Bastos, Gustavo Franzener Gonçalves da Silva, Lucas Belasque Froguel e Matheus Spessato Silva, além do professor de física, Adriano Rodrigues de Moraes, embarcaram neste domingo (13) para a cidade de Lucknow, na Índia, onde representarão a UFPR no QUANTA 2016.

09850_time_5l_ufpr_01
Equipe formada por cinco alunos e um professor do Curso Técnico de Petróleo e Gás integrado ao Ensino Médio representam a UFPR no QUANTA 2016, na Índia.

O QUANTA é uma competição em equipe aberta para estudantes da educação básica do munto inteiro. O objetivo deste evento é estimular o interesse por ciência, matemática e suas aplicações, desenvolver o pensamento científico e as habilidades de comunicação e trabalho em equipe. As provas aliam a excelência acadêmica ao trabalho em equipe, à interdisciplinariedade, à busca pelo saber e ao respeito à cultura. Já em sua 22ª edição, o QUANTA é uma iniciativa da City Montessori School, uma das escolas mais renomadas da Índia e a maior do mundo em número de estudantes.

O torneio é composto por seis provas, teóricas e práticas, em diferentes áreas de conhecimento. As provas são: quiz de matemática, quiz de ciências, quiz de habilidades mentais, debate, corrida de obstáculos com robôs e desafio aquático, todas são realizadas em inglês.

De acordo com a coordenadora do curso, Janaina Schoeffel Brodzinski, a seleção para a competição na Índia ocorreu por meio da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. “Em abril deste ano, alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio escolheram passar a tarde na escola, fazendo provas de matemática. Eles participaram da edição brasileira da Mathématiques Sans Frontières, realizada no Brasil pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento, da qual participamos pela primeira vez esse ano”, revela. Dois meses após o torneio, a UFPR recebeu o resultado que concedia a premiação da medalha de bronze em nível estadual aos alunos do primeiro ano e a medalha de prata em nível estadual e nacional aos do segundo ano. Devido ao excelente resultado na competição, a coordenação do curso em Petróleo e Gás recebeu o convite para integrar a delegação brasileira que participará do QUANTA 2016. Segundo Janaina, esta será a primeira competição internacional, e a primeira nesses moldes, da qual os alunos da UFPR participarão.

Para o professor de física e líder da equipe, Adriano Rodrigues de Moraes, este evento é muito importante para dar destaque aos alunos perante a comunidade e mostrar um trabalho que vem sendo realizado durante anos com várias turmas já formadas no curso. “É uma forma de incentivo aos alunos para participarem de mais competições como esta. Isso tem movimentado-os muito a buscarem novos desafios”, destaca.

O curso técnico de Petróleo e Gás integrado ao Ensino Médio do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR apresenta aspectos diferentes do ensino médio comum, pois além de possuir as disciplinas regulares que integram esse período escolar, contém um núcleo de disciplinas técnicas voltadas para a área de petroquímica e é ministrado em período integral. “Entendemos que o fato de o aluno cursar as disciplinas técnicas acaba consolidando o conhecimento das disciplinas do núcleo do ensino médio.

Evidência disso são os ótimos resultados obtidos no ENEM nos últimos anos, uma vez que conquistamos o primeiro lugar entre as escolas públicas do Paraná em 2012, 2014 e 2015”, afirma a coordenadora do curso. Para ingressar no ensino médio técnico da UFPR, que oferece 30 vagas por ano, o aluno precisa participar de um processo seletivo no qual responderá questões de matemática e ciências, além de fazer uma redação, podem participar os concluintes do 9º ano do ensino fundamental.

Por Jéssica Tokarski

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...