

Dois grupos de estudantes do curso de Medicina do campus Toledo da Universidade Federal do Paraná trabalham como voluntários em ações de combate ao coronavírus na cidade. Eles atuam junto à Secretaria Municipal de Saúde, ajudando na campanha de vacinação e na realização dos testes do tipo RT-PCR, que identificam a presença no vírus nos pacientes. Os participantes receberam equipamentos de proteção do município.
Desde o início da vacinação contra o coronavírus no Paraná, 27 alunos trabalham na campanha. “Os alunos ajudam em vários aspectos, desde a organização das filas e a orientação da população até o preenchimento das carteirinhas e dos dados no sistema”, informa a diretora do campus, a professora Cristina de Oliveira Rodrigues. Outros 16 estudantes auxiliam na coleta dos exames de RT-PCR, trabalho que começou nesta semana. “Como o número de atendimentos aumentou muito por suspeita de Covid-19, consequentemente o número de coletas também”, explica a professora. Segundo Cristina, os estudantes auxiliam na digitação dos dados dos pacientes e no no preenchimento das fichas.


“Eu decidi participar do projeto por se tratar de uma situação única na história. (…) A gente tem que colocar as mãos na obra, tem que ajudar, auxiliar, tentar fazer alguma coisa. Os profissionais de saúde estão esgotados”, afirma Luis Gustavo Pagliarin, estudante do segundo período de Medicina. O aluno faz parte do projeto de voluntariado desde o início e conta que aprendeu muito sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolveu habilidades de contato com o público e entendeu melhor a realidade de Toledo. “Ter essa sensação de estar ajudando é algo muito precioso para uma formação universitária. Mostra que o ensino, o preparo não está só relacionado ao ‘vou me formar’. Durante o próprio curso a gente pode fazer a diferença, causar impacto positivo na sociedade”, resume Luis.
Empréstimo de equipamentos
A UFPR também vai emprestar 5 equipamentos de anestesia do Centro Cirúrgico do campus Toledo para a Secretaria Municipal de Saúde. O material vai servir como auxílio no suporte respiratório de pacientes com Covid-19.
Crédito da foto de capa: Centro Acadêmico de Medicina de Toledo.