logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos de Formação em Matemática Olímpica finalizam curso e recebem certificado

O POTI iniciou suas atividades há quatro anos pelo Departamento de Matemática da UFPR. Foto: José Carlos Corrêa Eidam

Cerca de 50 estudantes do ensino básico do Paraná participaram pessoalmente de uma solenidade, na UFPR, para recebimento de declaração de conclusão do curso, no último sábado, 16 de outubro. Eles completaram o Programa de Formação em Matemática Olímpica (POTI/TOPMAT) da Universidade Federal do Paraná,  um projeto voltado à preparação para as Olímpiadas de Matemática.

Os estudantes compareceram ao evento realizado no prédio do Setor de Ciências Exatas, somando mais de 50 alunos e familiares. Em horários escalonados e com distanciamento social, todos receberem seus certificados. Jovens que moram em outras cidades receberam a certificação on line.

Segundo a coordenação, cerca de mil alunos iniciaram as atividades do projeto no formato remoto. O projeto tem mais de trinta professores e recebe bolsas do Programa Licenciar, Programa POTI Nacional, além do apoio do Departamento de Matemática e do Setor de Ciências Exatas da UFPR. Separados em três níveis, os professores estão vinculados ao Curso de Licenciatura em Matemática.

O projeto é constituído principalmente de aulas ministradas semanalmente por docentes e discentes da universidade. Segundo Dyckson Ternoski, coordenador e professor do POTI, só depois de entrar no projeto que se apaixonou pela profissão de professor. “Tive que reinventar minhas aulas para ensinar Matemática de Olimpíadas de um jeito que fosse interessante aos alunos, levo também um grande aprendizado”, conta.

Níveis

Os alunos são separados entre os níveis um, dois e três. No primeiro nível estão os alunos que cursam o sextou ou sétimo ano. Para esses estudantes os conteúdos aplicados são: Aritmética, Geometria e Lógica. O nível dois fica reservado para os alunos do oitavo e nono ano. Já o nível três para alunos do ensino médio. Nesses níveis os conteúdos são os mesmos: Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria de Números. Durante o curso são aplicados diversos simulados para avaliar o progresso dos estudantes e também para prepará-los para as olimpíadas.

O programa é ofertado gratuitamente aos alunos do Ensino Básico de escolas públicas e particulares através de uma prova de seleção que acontece anualmente. Mais informações sobre o programa neste link.

(Por Felipe Reis, estagiário. Sob orientação de Simone Meirelles)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...