Os participantes do Projeto de Imersão Científica em Florestas Sustentáveis ─ Brasil Norte-Sul se preparam para a quarta edição da viagem do Paraná ao Acre, organizada pelo curso de Engenharia Florestal. A viagem ocorre desde 2008, e neste ano os 38 alunos do quarto e quinto anos e professores deixaram Curitiba na terça-feira (22) e retornam no dia 17 de julho.
As paradas para estudo e visitação serão em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Acre, com apoio das universidades federais destes estados. Os alunos participarão de um curso de manejo e colheita florestal na Amanzônia, visitarão empresas, setores de educação e tecnologia e unidades de conservação. Esta deve ser a última viagem do projeto, uma vez que o curso deixará de ser anual para ser semestral a partir de 2013.
Essa viagem traz uma proposta diferente das realizadas pelos demais cursos de Engenharia Florestal do Brasil, pois é uma viagem que inclui um grande número de estudantes do curso e tem como finalidade conhecer a realidade social, econômica e ambiental de outras regiões do Brasil. As discussões sobre a reforma no Código Florestal, assim como a realização da Rio+20, evidenciam a importância de obter informações e assim desenvolver alternativas ambientais, reforçando a preocupação da Universidade com essas questões.
Os temas abordados no curso são: Rio+20, Floresta amazônica, Biomas Brasileiros, Conservação de Ambientes Naturais, Manejo sustentável, Exploração de impacto reduzido, legilação ambiental, manejo de unidades de conservação, educação ambiental, tecnologias usadas no manejo e povos indígenas e a logística da exploração florestal através da observação de estradas (Transoceânica).
texto de Amanda Pofahl (estagiária) com orientação de Ana Paula Moraes.