Alunos de Educação Física promovem atividades lúdicas na Praça Central de Antonina

30 julho, 2013
17:39
Por Priscila
0
Extensão e Cultura

Brincando na Praça - Foto: Marcos Solivan

Revitalização dos espaços da Praça Central de Antonina, a partir do lúdico – jogos, brincadeiras, músicas, práticas corporais, danças, lutas e ginástica. Este foi o objetivo do Grupo de Estudo, Pesquisa em lazer, Espaço e Cidade, durante a semana do 23º Festival de Inverno da UFPR, realizado agora em julho, no litoral do Paraná.

Segundo a professora de Educação Física e coordenadora do Grupo, Simone Rechia, a intenção do projeto é mostrar as diferentes possibilidades ofertadas pelo espaço físico – praça – e, a partir daí, incentivar atividades ao ar livre e confeccionados com material alternativo. A docente, que pela quarta vez acompanha grupos de alunos de graduação, mestrado e doutorado, destacou que entre as atividades propostas, está a de jogos de vôlei, com bolas de meia; e raquete de tênis, com cabides, por exemplo. “Além de ser confeccionados com um custo mínimo, também é muito divertido”, garante a professora.

Brincando na Praça - Foto: Marcos Solivan

Outra ação desenvolvida pelo Grupo foi a promoção, na praça dividida, de jogos de tabuleiros (xadrez, dama), confecção de objetos circenses com material reciclável, e oficinas de fabricação de tintas com folhas e frutas. Simone Rechia ressalta que, ao mesmo tempo em que o público se diverte, agrega valor visando a sustentação ambiental.

Este é o quarto ano que os alunos de Educação Física participam do Festival. O Grupo defende democracia total, visando dar asas à liberdade. O público é bastante heterogêneo, já que reúne tanto as crianças, como adultos e idosos. Integrantes da 3ª idade participam de atividades de yoga; portadores de necessidades especiais vinculados à Apae também se divertem com as músicas e brincadeiras propostas.
Simone Rechia defende as atividades na praça porque é um espaço aberto, com grande visibilidade. Esta é uma forma de incentivar a cultura local e, ao mesmo tempo, estabelecer um diálogo com a comunidade.

Brincando na Praça - Foto: Marcos Solivan

Celsina Favorito

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]