

Revitalização dos espaços da Praça Central de Antonina, a partir do lúdico – jogos, brincadeiras, músicas, práticas corporais, danças, lutas e ginástica. Este foi o objetivo do Grupo de Estudo, Pesquisa em lazer, Espaço e Cidade, durante a semana do 23º Festival de Inverno da UFPR, realizado agora em julho, no litoral do Paraná.
Segundo a professora de Educação Física e coordenadora do Grupo, Simone Rechia, a intenção do projeto é mostrar as diferentes possibilidades ofertadas pelo espaço físico – praça – e, a partir daí, incentivar atividades ao ar livre e confeccionados com material alternativo. A docente, que pela quarta vez acompanha grupos de alunos de graduação, mestrado e doutorado, destacou que entre as atividades propostas, está a de jogos de vôlei, com bolas de meia; e raquete de tênis, com cabides, por exemplo. “Além de ser confeccionados com um custo mínimo, também é muito divertido”, garante a professora.


Outra ação desenvolvida pelo Grupo foi a promoção, na praça dividida, de jogos de tabuleiros (xadrez, dama), confecção de objetos circenses com material reciclável, e oficinas de fabricação de tintas com folhas e frutas. Simone Rechia ressalta que, ao mesmo tempo em que o público se diverte, agrega valor visando a sustentação ambiental.
Este é o quarto ano que os alunos de Educação Física participam do Festival. O Grupo defende democracia total, visando dar asas à liberdade. O público é bastante heterogêneo, já que reúne tanto as crianças, como adultos e idosos. Integrantes da 3ª idade participam de atividades de yoga; portadores de necessidades especiais vinculados à Apae também se divertem com as músicas e brincadeiras propostas.
Simone Rechia defende as atividades na praça porque é um espaço aberto, com grande visibilidade. Esta é uma forma de incentivar a cultura local e, ao mesmo tempo, estabelecer um diálogo com a comunidade.


Celsina Favorito