Alunos de Arquitetura da UFPR entre os primeiros colocados em concursos nacionais

09 setembro, 2015
19:58
Por
0
Ensino e Educação
deca 2

Projeto de banheiro móvel venceu concurso de uma das maiores fabricantes de louças sanitárias do mundo

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR continua colocando seus alunos em destaque nacional. Somente no último mês, foram três estudantes premiados por seus projetos.

A aluna Camille Ines Seleme, com orientação do professor Paulo Chiesa, foi uma das que agregou importante valor ao currículo antes mesmo de sair das salas de aula. Ela foi a primeira colocada em um concurso que reuniu mais de 500 universitários em todo o Brasil, promovido por uma das maiores fabricantes de louças e metais sanitários do mundo.

Com o projeto Deca Toilet Bus, a estudante convenceu os jurados de que sua proposta era a melhor entre outras iniciativas que buscavam projetar um tipo de banheiro que pudesse atender eventos ao ar livre. Conciliando mobilidade, acessibilidade e uso racional da água, Camille estudou projetos desenvolvidos na Rússia e na China para propor sua ideia de reutilizar um ônibus de viagem e transformá-lo em banheiros acessíveis e sustentáveis.

deca

Paranaenses entre cariocas

O destaque dos estudantes Gabriel Tomich e Daniela Moro ficou por conta do terceiro lugar conquistado também entre universitários de todo o país. No Concurso Memorial Reidy, a proposta era que os acadêmicos brasileiros projetassem um edifício-monumento em homenagem ao renomado arquiteto Affonso Eduardo Reidy – responsável por obras ícones do Rio de Janeiro, como o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Aterro do Flamengo.

“Partindo da dificuldade de se projetar um monumento para um arquiteto que, em suas próprias palavras, ‘não queria deixar marcas’, buscamos criar um edifício que tivesse características semelhantes às da arquitetura de Reidy, e que respeitassem tanto sua obra – o Museu Carmem Miranda e o Aterro do Flamengo – quanto seu principal elemento de trabalho – o próprio Rio de Janeiro”, explicam os alunos, únicos não-cariocas entre os primeiros colocados.

011_3o_colocado_MT_(Custom)

A iniciativa faz parte do portal Projetar.org, que visa à interconexão de estudantes universitários pelo país, por meio de disputas entre projetos ligados a temas atuais, nos mesmos moldes de concursos profissionais de arquitetura.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]