Alunos da UFPR unem-se em Clube de Ações Voluntárias

17 março, 2017
18:19
Por
0
Extensão e Cultura

Foto: acervo pessoal

Toda sexta-feira, às 15:30, um grupo de estudantes de graduação da UFPR reúne-se no gramado próximo ao restaurante universitário do Centro Politécnico. Sentados no chão, eles planejam os próximos passos do Clube de Ações Voluntárias, uma iniciativa que nasceu a partir de uma conversa pelo Facebook, em 2015, e já resultou em várias campanhas.

O clube surgiu a partir da sugestão de Diego Ferraz Vaz, aluno do curso de Física, e a partir daí chamou a atenção de outros estudantes. Uma das integrantes, Camila Lorenzetti , conta que o clube tem parceria com ONGs de animais, lar de crianças, lar de idosos e na área ambienta. A cada quatro meses, também promove mutirões para doação de sangue.

Leonardo Cristiano Hatlan Camargo, aluno do curso de Ciências Biológicas, conheceu o grupo durante o processo de arrecadação para o Cachorro Quente Solidário. Os voluntários abordavam alunos, professores e servidores na fila do restaurante universitário, pedindo contribuições. O resultado foi a distribuição de suco e mais de 600 pães para pessoas em situação de rua. “Comecei a acompanhar as discussões do grupo pelo Facebook e me integrei. As pessoas precisam parar de olhar só para si mesmas, e olhar para o próximo”, diz Camargo.

“A satisfação de fazer o bem e receber o olhar agradecido de todos que recebem o cachorro quente é gratificante. São pequenas ações que fazem a diferença na vida de alguém”, afirma ele.

A próxima iniciativa do clube terá a participação do grupo de dança da UFPR. A ideia é levar a arte da dança para os moradores de um lar de idosos. Durante o ano também são realizadas campanhas de conscientização do Outubro Rosa, Novembro Azul, além de arrecadações de brinquedos para o dia das crianças e a distribuição de roupas de inverno.

O clube é aberto à participação de qualquer interessado.

Todos os avisos são divulgados no grupo de Facebook Clube de Ações Voluntárias da UFPR.

Por Talita Brasileiro sob orientação de Lorena Klenk

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]