Alunos da UFPR são selecionados pelo programa ELAP para estágio no Canadá

21 junho, 2023
16:25
Por Bruna Soares
0
Agência UFPR Internacional

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) possibilita aos alunos por meio de intercâmbio internacional, trocarem experiências acadêmicas para o seu enriquecimento cultural e científico. Através desse programa, a UFPR envia e recebe alunos por um período de 6 a 12 meses, sem possibilidade de extensão. 

Recentemente, 5 alunos de Ciência da Computação da UFPR foram aprovados pelo programa Emerging Leaders of the Americas ( ELAP ) para fazer estágio na Universidade do Canadá. Os alunos contemplados receberão bolsa ELAP e irão atuar no laboratório de Inteligência Artificial PRIMe da Universidade de Moncton. 

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é uma bolsa de mobilidade acadêmica do governo canadense. De acordo com o site EduCanada, ela surgiu em 2009 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de capital humano na América Latina e Caribe e estreitar os laços entre as instituições latino-americanas e canadenses. São oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa em instituições de ensino superior canadenses. 

A cada ano, as universidades canadenses escolhem como vai ser o seu processo seletivo e para esse estágio, a Moncton optou por trabalhar com AI (Inteligência Artificial). Os alunos selecionados da UFPR irão passar um período de 4 meses, o que equivale  a um semestre letivo em Moncton. Para se candidatar a vagas como esta é preciso ser aluno de Graduação ou Pós-Graduação. 

Fonte: site wikemedia Commons. Foto: abdallahh

A Dra. Anna Gabriella Tempesta, coordenadora de cooperação internacional da agência UFPR internacional explica como o processo de seleção foi feito: “Moncton queria candidatos do curso de Ciência da Computação. Os alunos se inscreveram e Moncton nos pediu que enviasse somente candidatos acima de um determinado IRA (B ou 8). Encaminhamos os nomes e eles foram aprovados. Na maioria das vezes as chamadas do ELAP são amplas, dessa vez a universidade nos pediu uma área específica”. 

Leon Augusto Okida Gonçalves é um dos alunos selecionados para o programa ELAP “Estou esperando ter uma experiência muito boa lá, que vai mudar a minha vida. Viver em outro país, em uma cidade pequena, ter contato com uma nova cultura, um novo estilo de vida e com pessoas de vários países diferentes, tudo isso será muito valioso para meu crescimento como pessoa e para ampliar minha visão de mundo. Leo também acrescenta que está muito empolgado em poder se aprofundar em uma área de seu interesse “Ter a experiência de estudar fora do país por 4 meses será muito valioso para minha formação, tanto acadêmica como humana. Isso permitirá que, além de me aprofundar em uma área em que tenho interesse, como IA, eu possa conhecer uma nova cultura e um novo estilo de vida, o que irá expandir meus horizontes”.

Fonte: site wikemedia Commons. Foto: abdallahh

O Diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, conclui “A Coordenadoria de Cooperação Internacional (CCI) da Agência UFPR Internacional (AUI) vem trabalhando para ampliar as ações de internacionalização associadas aos Acordos de Cooperação que temos hoje com mais de 500 instituições do mundo. É nossa intenção que a comunidade UFPR usufrua da melhor forma das possibilidades abertas por esses Acordos. O programa Emerging Leaders of the Americas (ELAP) do governo canadense é uma excelente oportunidade para que a comunidade discente tenha parte de sua formação em instituições de ensino de excelência e também conheça pessoas com bagagens culturais diversas”

Para saber mais sobre como acontece todo o processo, veja o site do programa.

Imagem de destaque: Site Wikemedia Commons. Foto: abdallahh

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]