logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos da UFPR participam de desafio da Nasa que vai escolher vencedores por votação popular

Dois estudantes de Engenharia Mecânica da UFPR estão na fase mundial de um desafio que levará os vencedores aos Estados Unidos para apresentar à Nasa, a Agência Espacial Americana, os aplicativos que desenvolveram. Os classificados serão escolhidos por votação popular pela internet, que nesta fase vai até segunda-feira, 22 de maio.

Eduardo Yutaka Nakanishi e Trenton Roncato Juraszek integram a Stardust, uma das 22 equipes de Curitiba que participaram da fase municipal do Space AppsChallenge, um desafio promovido pela NASA para incentivar ideias e soluções de cunho social. O desafio inicial era desenvolver, num prazo de 48 horas, um aplicativo que pudesse auxiliar a sociedade.

Equipe Stardust durante a apresentação do aplicativo na etapa municipal do desafio,, em Curitiba. Foto: acervo pessoal

Os acadêmicos de Engenharia Mecânica da UFPR formaram uma equipe com outros estudantes e profissionais para participar do desafio e o time, em votação popular, foi classificado para a votação mundial. Os cinco mais votados da etapa mundial irão para uma terceira escolha e o vencedor irá, junto outras cinco equipes do mundo que foram selecionadas por jurados, participar de um evento na NASA.

O projeto dos estudantes curitibanos consiste em mostrar como eram lugares afetados por conflitos e problemas sociais antes desses problemas terem ocorrido. O objetivo é estimular pessoas, empresas e organizações a contribuir para a reconstrução desses locais.

Os estudantes utilizaram a realidade virtual como base para o projeto, de maneira a criar uma imersão maior na experiência das pessoas que utilizam o aplicativo. “Com a realidade virtual, a ideia é conectar pessoas e ideias para resolver os problemas do mundo. A pessoa vai conseguir ver como era o lugar antigamente e ajudar a reconstruir”, afirma Eduardo Nakanishi.

Para que o projeto dos estudantes da UFPR possa ser exibido na NASA, o time precisa ser um dos cinco mais votados nesta fase. Qualquer pessoa pode votar pelo link: https://2017.spaceappschallenge.org/ e procurar pela equipe “Stardust”.  Cada pessoa pode dar um voto por dia. A votação vai até o dia 22 de maio.

João Heim, sob orientação de Lorena Klenk

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...