O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, assinou na manhã desta terça-feira (31) o termo de cooperação no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com este convênio, 27 alunos da instituição, sendo 24 de graduação e 3 de mestrado, auxiliarão os técnicos do TCE na fiscalização das doze obras que estarão sendo executadas em Curitiba e região metropolitana visando a Copa do Mundo de 2014.
Zaki afirmou que a participação dos estudantes neste projeto vai auxiliar no aprofundamento da formação de futuros engenheiros e profissionais de áreas afins. “É uma resposta à sociedade, que é a responsável pela manutenção de nossa instituição. A UFPR está sempre de portas abertas para estes convênios”, garante.
As obras, que somam cerca de R$ 560 milhões de reais, são vistoriadas pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura do TCE. Os estudantes da UFPR selecionados para participarem do projeto assessorarão os profissionais. “Trata-se de mais um passo no sentido de instituir a auditoria social como prática do TCE, integrando a sociedade no processo de fiscalização da coisa pública”, explicou o presidente do Tribunal, Fernando Augusto Mello Guimarães.
Segundo o coordenador do Departamento de Construção Civil da UFPR, Mauro Lacerda Santos Filho, o edital para seleção e qualificação dos estudantes será publicado até o final do mês e o projeto, a princípio voltado para a fiscalização das obras da Copa pode extrapolar a engenharia e avançar para outras áreas. “Se o modelo der certo a ideia é expandir. Essa parceria entre a UFPR e o TCE é fundamental, pois representa a preocupação com a sociedade e com a educação”, garante.


OBRAS
Em Curitiba as obras são o Sistema Integrado de Mobilidade, requalificação do corredor da Avenida Marechal Floriano, reforma da Avenida Cândido de Abreu, extensão da Linha Verde Sul, requalificação da Rodoferroviária e seus acessos, reforma e ampliação do terminal de Santa Cândida e o corredor Aeroporto/Rodoferroviária.Na Região Metropolitana serão executados o Sistema Integrado de Mobilidade, o projeto de Vias de Integração Radiais Metropolitanas e o Corredor Metropolitano, que vai implicar na requalificação e implantação de diversas vias.