logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos da UFPR fazem aula de campo na Arena da Baixada

Os alunos puderam conhecer aspectos técnicos do manejo do gramado. Imagem: Arquivo pessoal
Os alunos puderam conhecer aspectos técnicos do manejo do gramado. Imagem: Arquivo pessoal

Nos dias 10 e 12 de junho, alunos de Agronomia da UFPR visitaram o Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada) em uma aula de campo. O passeio fez parte da disciplina de Plantas Ornamentais, ministrada pela professora Renata Bachin Mazzini Guedes, para que os estudantes aprendessem mais sobre o manejo do gramado e o sistema de irrigação e drenagem de um campo de futebol de alto padrão, cujo gramado foi trocado especialmente para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.

“Essas aulas de campo são uma importante ferramenta de complementação às aulas teóricas, fornecendo oportunidades para os alunos vivenciarem possibilidades e aspectos diversos da vida profissional ainda durante a formação acadêmica”, diz a docente do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo (DFF/UFPR), do Setor de Ciências Agrárias. Esta foi a primeira vez que o passeio turístico da estrutura foi convertido em uma visita educacional e os universitários tiveram a oportunidade de conversar com o engenheiro agrícola responsável pela manutenção do gramado.

“[Durante a visita,] pudemos ver as dificuldades enfrentadas para produzir uma grama com a qualidade exigida para o jogos, dentro de um estádio que é um ambiente totalmente diferente dos campos convencionais, que são a céu aberto”, conta o aluno Anderson Maoski. Ele ainda destaca que este tipo de ambiente é bastante distinto de outras áreas estudadas ao longo do curso, como culturas de soja, milho e hortaliças.

As duas turmas da disciplina visitaram o estádio. Imagem: Arquivo pessoal
As duas turmas da disciplina visitaram o estádio separadamente. Imagem: Arquivo pessoal

A professora conta que procura programar atividades práticas e visitas técnicas como um complemento ao conhecimento teórico. “Aprendemos tanta teoria, muitas vezes fica difícil entender como tudo isso se aplica na ‘vida real’. Não tem nada como conhecer na prática os desafios da profissão”, afirma a estudante Barbara Elen Perazzoli, que entrou pela primeira vez em um estádio de futebol na ocasião.

Participaram da visita, além das duas turmas da disciplina, professores do DFF/UFPR e do Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...