logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos da UFPR dão cursinho gratuito de desenho para candidatos que farão prova específica no vestibular

Exercício realizado pelos alunos do cursinho. Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes que pretendem prestar vestibular para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design na UFPR podem se inscrever para o cursinho gratuito de desenho que alunos da própria universidade oferecem. Batizado de Ateliê Pré-Vestibular, o curso nasceu da iniciativa de acadêmicos que, durante a Feira de Cursos e Profissões de 2015, perceberam que muitos visitantes tinham dúvidas sobre a prova específica de desenho.

“Imaginamos como seria interessante se a universidade disponibilizasse um curso de desenho pré-vestibular, uma vez que, normalmente, os conteúdos cobrados na prova de desenho não são ensinados em aulas de Arte nas escolas regulares e nem todos têm condições de pagar por aulas específicas. A professora Silvana Weihermann gostou da ideia e passou a orientar nosso projeto”, explica Mirela Purim, de 19 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo que foi uma das idealizadoras do curso.

Além de que ajudar os candidatos a enfrentar a prova específica, o curso pretende desenvolver nos alunos suas habilidades em desenho e levá-los a entender técnicas de perspectiva, proporções, luz, sombra, entre outras. “Para nós, além de passar no vestibular, é importante que o aluno desenvolva o desenho e se sinta capaz de transmitir suas ideias de forma gráfica”, conta Mirela.

As aulas acontecem em formato de ateliê, o mesmo método adotado na graduação. Assim, os professores começam explicando a teoria sobre o assunto a ser trabalhado, passando depois para os exercícios. Os integrantes do projeto costumam passar nas mesas para auxiliar os jovens na realização das atividades e promovem, ainda, aulas voltadas para exercícios e simulados. “Um aspecto importante é que fazemos a correção das atividades e damos retorno para que os alunos entendam o que é analisado na correção do vestibular”, explica Mirela.

Exercício realizado pelos alunos do cursinho. Foto: Arquivo Pessoal.

As aulas são ministradas por alunos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Artes Visuais. Atualmente são 12 professores. Entre eles, Izaías Marques, que em 2015 foi aluno do cursinho e hoje, em seu segundo ano de graduação em Design, faz questão de repassar seus conhecimentos a outras pessoas. Marques conta que dificilmente seria aprovado na avaliação específica se não tivesse participado das aulas pré-vestibulares. “Minha mão sempre esteve pronta para desenhar corpos humanos, não copos, pratos ou mesas em perspectiva. Além disso, na prova eu acabei errando e desenhando o segundo exercício do lado errado da folha, o que me deixou com metade do tempo para finalizá-la. Se eu não estivesse seguro de minhas habilidades, que haviam sido trabalhadas nas últimas semanas, não teria terminado tudo a tempo”.

A experiência no Ateliê não beneficia apenas os futuros universitários, mas também traz muito aprendizado ao professores do cursinho. Mirela Purim considera gratificante poder ajudar os outros e disseminar um pouco daquilo que sabe. “Dar aulas nos ensina muito sobre a representação em desenho. Como nós mesmos elaboramos as aulas, precisamos fazer muita pesquisa sobre os conceitos que ensinamos. Também é muito importante para manter a prática do desenho à mão, que normalmente vamos deixando de lado durante a facudade”, revela.

Marques já teve a experiência de estar dos dois lados do Ateliê e costuma comparecer às reuniões para planejamento de aulas com brilho nos olhos. “É impossível não se entusiasmar em poder ajudar trantas pessoas a buscarem seus sonhos na universidade. O Ateliê Pré-Vestibular me faz amar o propósito que procuramos”, comenta.

Inscrições

O curso Ateliê Pré-Vestibular apresenta-se no formato extensivo e intensivo, ambos gratuitos. Este ano, as aulas do curso extensivo, que terá duas turmas, terão início no dia 31 de março para o primeiro grupo e no dia primeiro de abril para o segundo. As aulas acontecerão nas sextas-feiras das 14h às 17h  ou nos sábados das 9h às 12h.

O intensivo – que não tem aulas teóricas, mas apenas exercícios e simulados – tem aulas a partir de setembro até a semana anterior à segunda fase do vestibular.

As inscrições são abertas ao público. Podem inscrever-se alunos que irão prestar vestibular para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. Normalmente o Ateliê disponibiliza 120 vagas, caso o número de inscrições ultrapasse a capacidade máxima, é dada prioridade aos alunos de escolas públicas.

Ainda há vagas para as turmas extensivas e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março por meio deste link .

É possível obter mais informações na página do Ateliê Pré-Vestibular no Facebook ou pelo e-mail atelievestibular@gmail.com.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...