logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aluno da Engenharia Civil concorre a Prêmio Lide Paraná na categoria Empreendedor Jovem – votação até 8/11

O estudante de Engenharia Civil Gabriel Coltre, que atua como mentor de startups do Hub de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi indicado ao Prêmio Líderes do Paraná (Lide Paraná) na categoria “Empreendedor(a) Jovem do Ano” – honraria de relevância para o setor empresarial nacional. 

Único universitário a concorrer na modalidade nesta edição, o jovem está na etapa final e disputa o prêmio por meio de votação pública – que segue até a próxima terça-feira (8). Diretores executivos (CEOs) de unicórnios de Curitiba – denominação conferida a empresas de tecnologia avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão – também estão entre os finalistas. 

 A indicação do nome de Gabriel por uma organização do meio empresarial e a votação interna entre o Lide-PR foram fases anteriores à escolha pública.

Fundador e idealizador de startup que contou com suporte da Agência de Inovação da UFPR, Gabriel está no sétimo período do curso de Engenharia Civil. Foto: Arquivo pessoal

Conheça a trajetória de Gabriel e participe da votação

Em março de 2021, Gabriel iniciou as atividades da startup Almox Tech, voltada à gestão de estoques para a construção civil. Fundador e idealizador da empresa, o estudante destaca a inovação e a transformação digital que sua equipe gera ao setor. 

“Resolvemos a eficiência de processos por meio da digitalização no controle de almoxarifados e estoques. Gerando ganhos de performance, reduzindo falhas e gerando governança em gestão e processos para nossos clientes”, explica. O time multidisciplinar é composto por universitários da UFPR: há integrantes da Engenharia Civil, da Engenharia de Produção e do Direito. 

O projeto contou com o apoio da Agência de Inovação da Universidade, vinculada à Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn). “Tivemos apoio em capacitação durante os quatro meses iniciais. O maior desafio era desenvolver e inserir uma tecnologia nova em um dos setores mais tradicionais do Brasil”, afirma o futuro engenheiro civil, que está no sétimo período. 

A startup obteve suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) para sua aceleração. Atualmente, recebe auxílio do Vedacit Labs junto à Trutec, o maior programa de inovação aberta de construção civil do Brasil, e atua em cinco estados brasileiros, com clientes de médio porte e também de capital aberto.

Em sua trajetória de 20 meses, o grupo foi vice-campeão do reality show de startups da TV Globo “Rocket”, na categoria “Gestão”. “Ficamos entre as dez startups universitárias mais promissoras de 2021 pelo Santander X Brazil Award 2021, e estamos representando o Paraná no Vedacit Labs”, conta orgulhoso Gabriel.

Como mentor de startups do Hub de Inovação da Federal, o universitário presta consultorias às empresas incubadas, caso haja demanda. Durante a Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UFPR deste ano, ministrou uma palestra sobre inovação e empreendedorismo. Também em 2022, a convite da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuou como banca avaliadora da Pós-Graduação em Negócios Digitais da instituição.

Participe da votação do Prêmio Lide Paraná 2022

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...