logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aluna da pós em Ciências Bioquímica ganha prêmio de melhor pôster

Normanda Souza Melo, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica, ganhou o prêmio Zigman Brener, como melhor pôster apresentado na categoria Interação parasita-hospedeiro no Brazilian Society of Protozoology/ XLI Annual Meet on Basic in Research in Chagas’ Disease. O evento, realizado no início deste mês na cidade de Caxambu, Minas Gerais, reuniu os principais pesquisadores do mundo nesta área de estudo.

Sob a orientação do Prof. Wanderson Duarte, o trabalho premiado estuda uma proteína chamada Amastina (expressa de forma replicativa no hospedeiro vertebrado) do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas. A função da proteína ainda é desconhecida e estudos voltados para a caracterização da mesma são de suma importância para interação parasito-hospedeiro e o conhecimento da biologia do parasito.

O diferencial deste trabalho foi trazer um possível envolvimento desta proteína no processo de formação das formas infectivas, com a comparação com outra proteína, chamada claudina, relacionada com o tráfego de íons intercelular. Estes resultados são animadores para o desenvolvimento desta pesquisa.
“Já estamos neste trabalho há quatro anos, desde o meu mestrado. Mesmo com nossa estrutura limitada conseguimos produzir ciência de nível similar a outros pesquisadores, mas ainda faltam mais incentivos para a pesquisa”, ressalta a estudante. “Não é um prêmio meu, mas de todos os pesquisadores do Laboratório de Genômica Funcional de Parasitos e de nosso orientador, que é o idealizador do projeto”, completa.

Por Celsina Favorito, com informações da Aspec

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...