

A Agência de Inovação da UFPR recebe propostas de empresas para produzir e comercializar um produto desenvolvido por pesquisadores da instituição e registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A patente “Natamicina como aditivo na produção de silagens”, trata da aplicação uma substância que preserva as propriedades nutricionais dos alimentos dados aos animais.
De acordo com o professor Patrick Schimidt, do Departamento de Zootecnia, capins e a planta do milho são estocados para alimentar bovinos, ovinos e caprinos durante o período de entressafra e podem perder as propriedades nutricionais. A tecnologia desenvolvida na UFPR usa um controlador das leveduras, que reduzem o valor alimentício desse alimento. O pesquisador explica que a perda nutricional representa gastos de milhões de reais para os pecuaristas, e que a Natamicina é a primeira substância para controlar o crescimento de leveduras na ensilagem.
Os envelopes devem ser entregues até dia 28 de Fevereiro de 2014, às 17 horas, na Rua João Negrão, nº 280, 2º andar, Centro, CEP 80010-200, em Curitiba, Paraná. Mais informações na Agência de Inovação UFPR podem ser obtidas pelo telefone 41 3360-7416 ou pelo correio eletrônico inovacao@ufpr.br, de 2ª a 6ª feira, das 9:00 às 17 horas.
O edital com todas as normas a serem seguidas está no endereço:http://issuu.com/agenciadeinovacaoufpr/docs/edital_03-2013
e seus Anexos:
http://issuu.com/agenciadeinovacaoufpr/docs/anexo_i_edital_03_2013_-_patente
http://issuu.com/agenciadeinovacaoufpr/docs/anexo_ii_edital_03_2013


A Agência de Inovação da UFPR está aberta para prestar orientações sobre esse processo pelo telefone (41) 3360-7416 ou pelo correio eletrônico inovacao@ufpr.br, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas.