Aberta a 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

07 outubro, 2014
02:24
Por
0
Ensino e Educação

A 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR teve início na noite desta segunda-feira (6). No Teatro da Reitoria, estiveram reunidos alunos, professores e gestores em torno de um único objetivo: ‘Conhecer para aprimorar’.

Abertura contou com interpretação simultânea em Libras - FOTO: Ana Assunção/ACS

FOTO: Ana Assunção/ACS

Compreender que a universidade vai muito além das salas de aula e que a formação pressupõe vivências somente permitidas pelo envolvimento com o ensino, a pesquisa e a extensão sempre foram as grandes missões da Siepe. Com o tema ‘Conhecer para aprimorar’, um desafio a mais: mostrar  como a cultura da avaliação pode e deve se tornar uma ferramenta de melhor conhecimento da realidade e consequente busca da qualidade.

De acordo com a coordenadora da Comissão Organizadora do evento, professora Iara Thielen, uma novidade desta edição foi o tratamento da iniciativa como atividade acadêmica, permitindo que alunos e professores se dedicassem mais à programação. “Além disso, neste ano, inserimos as sessões integradas de apresentação de trabalhos que abordem de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão. É um grande passo para que busquemos cada vez mais mostrar que a integração é possível, basta um novo olhar”, complementa a professora.

Segunda Thielen, estão inscritos 2021 trabalhos para divulgação e avaliação em diversas áreas e modalidades. Além das apresentações, a programação da Siepe ainda conta com atividades culturais, palestras e mesas-redondas – sempre no campus da UFPR no Jardim Botânico. Nesta terça-feira (07), por exemplo, ocorrem simultaneamente, entre 13h30 e 14h30, a discussão sobre os temas Nanotecnologia, O Legado da Copa do Mundo e Recursos Educacionais Abertos. À noite, o evento segue com programação até as 21h. Confira aqui a programação completa.

Avaliação em foco

A palestra de abertura da 6a Siepe ficou por conta do ex-diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ex-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),  professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho.

FOTO: Ana Assunção/ACS

Ao abordar ‘Avaliação: conhecer para aprimorar de forma integrada o ensino, a pesquisa e a extensão’, o professor enfocou a necessidade de uma nova ótica sobre o tema, repensar a conceituação. “Esta indissociabilidade é uma questão muito difícil de se tocar, principalmente se continuarmos achando que o professor é quem deve praticá-la, trabalhando as três abordagens ao mesmo tempo. A diferença de conceito está em dar reconhecimento e peso idêntico a esses três pilares”, explicou.

Para ele, somente nos últimos anos os investimentos passaram a ser mais igualitários entre pesquisa, ensino e extensão dentro das universidades brasileiras. Isso fez com que o país vivenciasse momentos ímpares para a disseminação da importância dessa integração. “Por isso é tão importante reunir toda a produção, em momentos como este evento, para que todos vejam tudo o que está acontecendo, avaliem as boas práticas e perpetuem este novo conceito. Universidade é esse conjunto de ideias e vivências”, disse o professor.

Diálogo

“É com muito orgulho que vemos a iniciativa da Semana Integrada atingir essa dimensão e se delinear de forma crescente e contínua para os próximos anos. A Siepe é fruto de um desafio lançado há alguns anos, em que propusemos a sinergia de atividades que ocorriam de forma individualizada, com espaço e dinâmica muito própria”, lembrou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, mais que preceito legal, deveria ser prática dentro da Universidade; assim a Siepe se tornava sinônimo de diálogo e interação.

A 6a Siepe segue até quarta-feira (08) e reúne o Evento de Iniciação Científica (Evinci), o Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), o Encontro de Atividades Formativas (Enaf) e o Encontro de Extensão e Cultura (Enec). Nos dias 9 e 10 de outubro, a Siepe acontece em Palotina.

Ambos os eventos – de Curitiba e Palotina – são organizados por comissão composta de representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Graduação (Prograd) e Extensão e Cultura (Proec) da UFPR.

Confira aqui galeria completa de fotos da cerimônia de abertura.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]