ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aberta a 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

A 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR teve início na noite desta segunda-feira (6). No Teatro da Reitoria, estiveram reunidos alunos, professores e gestores em torno de um único objetivo: ‘Conhecer para aprimorar’.

Abertura contou com interpretação simultânea em Libras - FOTO: Ana Assunção/ACS
FOTO: Ana Assunção/ACS

Compreender que a universidade vai muito além das salas de aula e que a formação pressupõe vivências somente permitidas pelo envolvimento com o ensino, a pesquisa e a extensão sempre foram as grandes missões da Siepe. Com o tema ‘Conhecer para aprimorar’, um desafio a mais: mostrar  como a cultura da avaliação pode e deve se tornar uma ferramenta de melhor conhecimento da realidade e consequente busca da qualidade.

De acordo com a coordenadora da Comissão Organizadora do evento, professora Iara Thielen, uma novidade desta edição foi o tratamento da iniciativa como atividade acadêmica, permitindo que alunos e professores se dedicassem mais à programação. “Além disso, neste ano, inserimos as sessões integradas de apresentação de trabalhos que abordem de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão. É um grande passo para que busquemos cada vez mais mostrar que a integração é possível, basta um novo olhar”, complementa a professora.

Segunda Thielen, estão inscritos 2021 trabalhos para divulgação e avaliação em diversas áreas e modalidades. Além das apresentações, a programação da Siepe ainda conta com atividades culturais, palestras e mesas-redondas – sempre no campus da UFPR no Jardim Botânico. Nesta terça-feira (07), por exemplo, ocorrem simultaneamente, entre 13h30 e 14h30, a discussão sobre os temas Nanotecnologia, O Legado da Copa do Mundo e Recursos Educacionais Abertos. À noite, o evento segue com programação até as 21h. Confira aqui a programação completa.

Avaliação em foco

A palestra de abertura da 6a Siepe ficou por conta do ex-diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ex-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),  professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho.

FOTO: Ana Assunção/ACS

Ao abordar ‘Avaliação: conhecer para aprimorar de forma integrada o ensino, a pesquisa e a extensão’, o professor enfocou a necessidade de uma nova ótica sobre o tema, repensar a conceituação. “Esta indissociabilidade é uma questão muito difícil de se tocar, principalmente se continuarmos achando que o professor é quem deve praticá-la, trabalhando as três abordagens ao mesmo tempo. A diferença de conceito está em dar reconhecimento e peso idêntico a esses três pilares”, explicou.

Para ele, somente nos últimos anos os investimentos passaram a ser mais igualitários entre pesquisa, ensino e extensão dentro das universidades brasileiras. Isso fez com que o país vivenciasse momentos ímpares para a disseminação da importância dessa integração. “Por isso é tão importante reunir toda a produção, em momentos como este evento, para que todos vejam tudo o que está acontecendo, avaliem as boas práticas e perpetuem este novo conceito. Universidade é esse conjunto de ideias e vivências”, disse o professor.

Diálogo

“É com muito orgulho que vemos a iniciativa da Semana Integrada atingir essa dimensão e se delinear de forma crescente e contínua para os próximos anos. A Siepe é fruto de um desafio lançado há alguns anos, em que propusemos a sinergia de atividades que ocorriam de forma individualizada, com espaço e dinâmica muito própria”, lembrou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, mais que preceito legal, deveria ser prática dentro da Universidade; assim a Siepe se tornava sinônimo de diálogo e interação.

A 6a Siepe segue até quarta-feira (08) e reúne o Evento de Iniciação Científica (Evinci), o Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), o Encontro de Atividades Formativas (Enaf) e o Encontro de Extensão e Cultura (Enec). Nos dias 9 e 10 de outubro, a Siepe acontece em Palotina.

Ambos os eventos – de Curitiba e Palotina – são organizados por comissão composta de representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Graduação (Prograd) e Extensão e Cultura (Proec) da UFPR.

Confira aqui galeria completa de fotos da cerimônia de abertura.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...