logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

ABCP empossa Diretoria Regional Sul no dia 10 e confirma Curitiba como sede do 11º Encontro, entre 31/07 e 3/08 de 2018

Presidida desde agosto do ano passado pelo professor e cientista político Renato Perissinotto, da UFPR, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) anuncia duas novidades importantes.

Uma delas é a posse da recém-criada Diretoria Regional Sul, no próximo dia 10, após a apuração dos resultados eleitorais, a serem divulgados no dia 8. A diretoria é disputada por chapa única, composta pelos professores Paulo Sérgio Peres, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renata Schlumberger , da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e Tiago Daher Padovezi Borges, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A ABCP confirmou ainda que Curitiba será a sede do 11ª Encontro, em 2018, que terá como tema “Democracia e Representação: impasses contemporâneos” e as presenças de professores e pesquisadores da área de todas as regiões do País.

Capilarização da ABCP

Perissinotto explica que a nova diretoria da ABCP decidiu crias as unidades regionais para capilarizar a organização, que reúne pesquisadores, professores e estudantes da área. “A ABCP não quer ser apenas uma organizadora de eventos bienais. Com a criação das diretorias, nós queremos ampliar a atuação da ABCP e fomentar recursos para viabilizar a realização de eventos em todas as regiões do Brasil”, diz.

O presidente explica que as quatro Diretorias Regionais (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste/Norte) iniciarão agora um trabalho de realização de atividades, em todo o Brasil. No Sul, já está definida a realização de dois eventos – um deles um simpósio que será realizado em Curitiba e patrocinado pela Itaipu Binacional.

Além da sua atuação no âmbito acadêmico, a ABCP também exerce papel crucial no debate sobre temas vitais da democracia brasileira, como a reforma política e as eleições. “Com base em pesquisas, a ABCP contribui com a sociedade promovendo debates qualificados sobre a reforma política”, diz o presidente.

11º Encontro da ABCP

Uma das atividades mais importantes promovidas pela ABCP é o seu encontro bienal. O próximo será realizado em 2018, em Curitiba, nos dois prédios anexos à Reitoria da UFPR, no centro da cidade –  os Edifícios D. Pedro I e II – entre 31 de julho e 3 de agosto. Os dois anteriores foram promovidos em Belo Horizonte (em 2016) e em Brasília (2014).

A programação do encontro está sendo definida e vai tomar como base as 16 áreas temáticas da ABCP. “O encontro vai produzir papers de natureza científica e, paralelamente, debaterá questões conjunturais em mesas redondas”, diz Perissinotto. A data da realização do evento é emblemática: em 2018, haverá a comemoração dos 30 anos da Constituição Federal.

 

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...