

Realizado anualmente, no município de Piraquara, a Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um momento que permite conhecer os cursos de graduação oferecidos pela instituição e visa auxiliar os estudantes a escolherem qual curso vão estudar. Para muitos que ainda estão em dúvida sobre qual caminho profissional seguir, a oportunidade pode ser de definição.
O envolvimento de André Felipe de Oliveira com a Geografia Física foi o que atraiu a sua atenção ao estande do curso de Geologia. Ele visitou a 16ª UFPR: Cursos e Profissões, ainda no ensino médio. “Eu sempre fui apaixonado pela parte física da geografia, então, quando conheci a Geologia fiquei encantado. Principalmente quando vi todas as aplicações e todas as áreas de atuação como geólogo”, explica.
Hoje, aos 20 anos, incentiva outros colegas a cursarem a graduação. “Eu diria para a galera chegar com a mente aberta e conhecer todos os cursos. Foi o que fiz, eu não conhecia a Geologia e, cheguei na feira, conheci o curso e agora estou aqui nesse curso que é a coisa que mais amo nessa vida”, declara André.
A aluna do segundo período de Geologia, Monelise Evangelista trabalhou pela primeira vez na feira de profissões. “Sugiro visitar todos os estandes possíveis, conversar com os expositores — algo descontraído com quem já está nessa área. Acredito que ajuda muito a clarear a mente, porque foi o que aconteceu comigo. Conversei com o pessoal e pude entender o que queria fazer”, relata.
A jovem de 20 anos, conta que ao visitar a feira há cinco anos ainda não sabia que profissão gostaria de seguir. Ao conhecer o estande de Geologia se encantou com os relatos dos acadêmicos. Hoje como aluna do curso, explora as diversas áreas de atuação que o profissional geólogo pode ter.
“São áreas amplas de atuação que o profissional geólogo pode ter no seu trabalho. A variedade de áreas que você pode seguir, sem muita restrição. Você pode seguir muito a sua vontade e adaptar o seu perfil na geologia para o que você gosta”, expressa a discente.
(Por Felipe Reis, estagiário, com orientação de Simone Meirelles)