logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“A educação é a resposta”, diz reitor Ricardo Marcelo em mensagem pelo Dia do Professor

Em mensagem sobre o Dia do Professor divulgada nesta segunda-feira (15), o reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou o papel da universidade como espaço de liberdade e do pensamento sem interdições e afirmou: “Em tempos de calmaria ou nos momentos de intolerância, violência e irracionalidade, a educação é sempre a resposta”.

O reitor expressou seu reconhecimento aos professores e professoras da UFPR, “pelo trabalho diário, pela resistência contra todas as dificuldades, pela competência que contribui para fazer das universidades públicas o lugar mais importante da produção de saberes no nosso país”.

“Que sejamos, professores e professoras, exemplo de ponderação e de ação, mesmo nas horas mais turbulentas. E que sigamos mostrando ao Brasil que sem educação e sem educadores não se pode confiar no futuro”, concluiu.

Leia abaixo a íntegra da mensagem ou assista aqui a mensagem em vídeo.

Hoje celebramos o dia do professor. Uma data que oferece a oportunidade de, em meio à insensatez que cresce no país, reforçarmos que a educação é a resposta. Em tempos de calmaria ou nos momentos de intolerância, violência e irracionalidade, a educação é sempre a resposta.

É a única forma de pavimentar um caminho seguro e promissor para a atual e as para as futuras gerações. A educação salva e não pode deixar de ser prioridade.

Celebro hoje os educadores da nossa universidade. A eles o reconhecimento pelo trabalho diário, pela resistência contra todas as dificuldades, pela competência que contribui para fazer das universidades públicas o lugar mais importante da produção de saberes no nosso país.

Desejo a todos e todas que o nosso espaço de trabalho, a universidade, seja cada vez mais o lugar da liberdade, o lugar do pensamento ousado, do pensamento sem interdições – pois só há verdadeira civilização onde o pensamento circula sem barreiras.

Que este continue sendo o espaço do livre debate, da força do argumento (e nunca da força pura e simples). Que seja o lugar de reflexão sobre nossas mazelas, nossas doenças e nossos problemas, e que aqui se jogue luz sobre eles. Que nosso lugar de trabalho seja bastião contra retrocessos e contra a ignorância.

Que este continue sendo o espaço que recusa o medo e a violência (porque a violência aponta para o lado contrário da vocação da universidade). Que não deixa prosperarem as interdições, os rumores e a boataria.

Que este seja o lugar onde se apontem caminhos, e que seja o farol e porto seguro do Brasil.

Que este lugar onde habitam os professores, seja cada vez mais o espaço da pluralidade, da tolerância e do respeito ao outro.

Que nossa universidade seja sempre o espaço da manutenção dos nossos bons legados civilizacionais, de culto aos direitos, do respeito a uma cultura de garantias.

Que sejamos, professores e professoras, exemplo de ponderação e de ação, mesmo nas horas mais turbulentas.

E que sigamos mostrando ao Brasil que sem educação e sem educadores não se pode confiar no futuro.

Ricardo Marcelo Fonseca – Reitor da UFPR

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...