Em mensagem sobre o Dia do Professor divulgada nesta segunda-feira (15), o reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou o papel da universidade como espaço de liberdade e do pensamento sem interdições e afirmou: “Em tempos de calmaria ou nos momentos de intolerância, violência e irracionalidade, a educação é sempre a resposta”.
O reitor expressou seu reconhecimento aos professores e professoras da UFPR, “pelo trabalho diário, pela resistência contra todas as dificuldades, pela competência que contribui para fazer das universidades públicas o lugar mais importante da produção de saberes no nosso país”.
“Que sejamos, professores e professoras, exemplo de ponderação e de ação, mesmo nas horas mais turbulentas. E que sigamos mostrando ao Brasil que sem educação e sem educadores não se pode confiar no futuro”, concluiu.
Leia abaixo a íntegra da mensagem ou assista aqui a mensagem em vídeo.
Hoje celebramos o dia do professor. Uma data que oferece a oportunidade de, em meio à insensatez que cresce no país, reforçarmos que a educação é a resposta. Em tempos de calmaria ou nos momentos de intolerância, violência e irracionalidade, a educação é sempre a resposta.
É a única forma de pavimentar um caminho seguro e promissor para a atual e as para as futuras gerações. A educação salva e não pode deixar de ser prioridade.
Celebro hoje os educadores da nossa universidade. A eles o reconhecimento pelo trabalho diário, pela resistência contra todas as dificuldades, pela competência que contribui para fazer das universidades públicas o lugar mais importante da produção de saberes no nosso país.
Desejo a todos e todas que o nosso espaço de trabalho, a universidade, seja cada vez mais o lugar da liberdade, o lugar do pensamento ousado, do pensamento sem interdições – pois só há verdadeira civilização onde o pensamento circula sem barreiras.
Que este continue sendo o espaço do livre debate, da força do argumento (e nunca da força pura e simples). Que seja o lugar de reflexão sobre nossas mazelas, nossas doenças e nossos problemas, e que aqui se jogue luz sobre eles. Que nosso lugar de trabalho seja bastião contra retrocessos e contra a ignorância.
Que este continue sendo o espaço que recusa o medo e a violência (porque a violência aponta para o lado contrário da vocação da universidade). Que não deixa prosperarem as interdições, os rumores e a boataria.
Que este seja o lugar onde se apontem caminhos, e que seja o farol e porto seguro do Brasil.
Que este lugar onde habitam os professores, seja cada vez mais o espaço da pluralidade, da tolerância e do respeito ao outro.
Que nossa universidade seja sempre o espaço da manutenção dos nossos bons legados civilizacionais, de culto aos direitos, do respeito a uma cultura de garantias.
Que sejamos, professores e professoras, exemplo de ponderação e de ação, mesmo nas horas mais turbulentas.
E que sigamos mostrando ao Brasil que sem educação e sem educadores não se pode confiar no futuro.
Ricardo Marcelo Fonseca – Reitor da UFPR