Também foi inaugurada a sala da Ouvidoria no térreo do Prédio Histórico, da Praça Santos Andrade, o prédio símbolo de Curitiba.
Com o objetivo de identificar problemas internos e externos, acompanhar e propor soluções, a unidade realizou no ano passado 1.250 encaminhamentos. Em 2006, no primeiro semestre foram 1.210 solicitações, que vão desde pedidos de informação sobre cursos de graduação, pós-graduação e sobre as vagas do Provar- Programa de Vagas Remanscentes., a reclamações. De acordo com o novo ouvidor, que já vinha atuando na área, o número de solicitações cresceu 30% este ano e 75% dos pedidos se referem a informações. São dúvidas da comunidade em geral.
FORMA ELETRÔNICA – A maior parte das solicitações é feita através de e-mail, tanto da comunidade externa, como de professores e estudantes. A ouvidoria recebe pedidos, críticas e sugestões pelo e-mail: ouvidoria@ufpr.br. Agora também está atendendo pelo telefone 3310- 2734, no período das 13 às 19 horas.
No discurso de posse o ouvidor lembrou os caminhos percorridos na UFPR até chegar a estrutura da unidade como está hoje. O projeto nasceu do programa “Fale com o Reitor”, criado na gestão de Carlos Alberto Faraco. Mais tarde, o reitor José Henrique de Faria criou oficialmente a ouvidoria que passou a funcionar em 1997 apenas de forma eletrônica. A reestruturação do serviço foi aprovada pelo Conselho de Administração em 10 de março do ano passado. “Agora queremos aperfeiçoar ainda mais o trabalho e dar cada vez mais transparência às ações”, destacou o professor Marcello Iacomini.
Entende que ao mesmo tempo que a administração da UFPR está conhecendo melhor o seu público, na medida que a Ouvidoria passa a encaminhar os problemas e cobrar soluções dentro um prazo determinado, é também uma forma de melhorar o exercício da cidadania e dar visibilidade pública do que a instituição faz. Acredita ainda que a ouvidoria pode corrigir
injustiças, aumentando assim a eficácia administrativa. Pela resolução que normatizou o trabalho da unidade, todas as solicitações tem prazo máximo de cinco dias para serem resolvidas.
Além dos pró-reitores participaram da solenidade a vice-reitora, Márcia Helena Mendonça e o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]