Essa é a quarta vez que esses encontros acontecem integrando o OBMEP – Programa de Estágio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
A primeira Olimpíada, realizada em 2005, premiou mais de 2 mil alunos no Brasil com Bolsas de Iniciação Científica Júnior, para participarem dessas atividades em diversas universidades. No Paraná são 207 alunos contemplados com a bolsa, dos quais 55 residem em Curitiba e Região Metropolitana. O Programa visa, entre outras metas, estimular e melhorar o estudo da Matemática entre os alunos, identificar jovens talentos para as Ciências, promover a aproximação entre universidades, institutos de pesquisa das escolas públicas e seus gestores, além de identificar e premiar a competência na rede pública de ensino. O estágio OBMEP é coordenado por um Comitê Nacional, formado por professores de universidades federais e do IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro.
Fonte: Sônia Loyola
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]