Imagem Padrão

ENEC E FAFGRAF: extensão e atividades formativas

04 outubro, 2005
00:00
Por

Os dois encontros são para reunir e avaliar os alunos que participam dos programas de extensão, ligados a PROEC e de atividades formativas, ligadas à PROGRAD.

Na Extensão são, atualmente, 100 programas e projetos que envolvem professores das mais diversas áreas e pelo menos 500 estudantes.

Através de painéis, os alunos estão mostrando as atividades desenvolvidas e os resultados dos programas. “É muito bom ver que a gente consegue alcançar os objetivos” destacou ontem a estudante de Pedagogia, Francielly Barbosa que integra o projeto sobre autodesenvolvimento em Guaraqueçaba. Depois de 10 anos o projeto está na etapa final, um programa que orientou pescadores sobre o cultivo de ostras. ‘A comunidade local já está em condições de produzir e se organizar’, informou a estudante. Para Francielly a extensão trouxe outra visão do curso. “Depois de um ano integrando a equipe, acho que estou mais sensível para os problemas sociais e é muito gratificante poder ajudar.”

Além do projeto Guaraqueçaba, há outras dezenas de programas em andamento, o maior deles no Vale do Ribeira, a região mais carente do Estado e onde o analfabetismo chega a 25% entre a população adulta. São programas multidisciplinares voltados para professores e estudantes de Tunas e de Cerro Azul, além de atividades na área da saúde, como orientação de higiene aos pecuaristas – principalmente àqueles que tem vacas leiteiras, tratamento odontológico e de oftalmologia.

Nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, foi realizado um grande mutirão nas duas cidades, envolvendo mais de 1000 pessoas. Além de palestras e vídeos educativos, idosos e crianças fizeram ginástica e exames de saúde. “Sempre somos muito bem recebidos nas duas cidades”, explicou a professora Miriam Angelucci, coordenadora dos projetos de extensão.

Entre os projetos de extensão com painéis expostos estão – Educação Ambiental, Riscos de Automedicação, controle de cães na Ilha do Mel, cuidados aos familiares de crianças portadoras de neoplasias, apoio tecnológico para o desenvolvimento da comunidade produtora de camomila, entre muitos outros.

Caderno de Atividades – Durante a abertura dos dois encontros foi lançado o caderno de atividades formativas, com as normas e resoluções sobre os estágios na instituição. ‘Nele estão as principais dúvidas que os professores e estudantes possuem e que sempre precisam consultar a PROGRAD para resolvê-las’, explica a professora e autora do caderno, Neusa Moro.

Neste segundo dia do evento também foi realizado curso sobre Metodologia e Avaliação em Extensão, com o professor João Mello Neto, da Universidade Federal da Paraíba.

Foto(s) relacionada(s):


Alunos presente ao ENEC e FAFGRAD
Foto: ACS


Abertura foi feita pelo reitor Carlos Moreira Júnior
Foto: ACS

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ACS

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]