O acadêmico do último ano do curso de Medicina da UFPR, Guilherme Ceccato, participou do evento de abertura das novas instalações do Arkansas Neuroscience Institute (ANI), vinculado ao Hospital St Vincent, em Little Rock, Estados Unidos. O evento ocorreu entre os dias 14 e 17 de junho e contou com a presença de neurocirurgiões de 16 países, incluindo um grupo brasileiro liderado pelo professor Luis Borba, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da UFPR.
Guilherme ministrou uma palestra sobre o seu estágio na instituição, que ocorreu no ano passado, e foi o único acadêmico de Medicina a ter este espaço. “Estiveram presentes alguns neurocirurgiões criadores de técnicas e fundamentos da neurocirurgia moderna. E em meio a eles tive a oportunidade de falar um pouco sobre minha experiência”, revela o aluno.
Da esq. para direita: Dr. Luis Borba, professor da UFPR; estudante Guilherme Ceccato e Dr. Ali Krisht, chefe do ANI nos EUA. Foto: arquivo pessoal
O ANI é um centro de referência dedicado ao tratado de doenças neurocirúrgicas dos mais variados graus de complexidade, com foco no manejo de condições antes ditas inoperáveis. Ceccato explica que o instituto trará inovações como centro cirúrgico de última geração, seção de estudo/pesquisa com recursos de projeção 3D direto da sala de cirurgia e um laboratório equipado com materiais usados em cirurgias reais, a fim de permitir o treinamento e refinamento do conhecimento praticado durante as dissecções.
Após o evento, Guilherme permaneceu no instituto para realizar novo período de estágio. “Já pude ter contato com diversas dissecções anatômico-cirúrgicas, aprofundar o conhecimento nessa área, assistir a cirurgias realizadas diariamente e também ter contato com ambulatório, discussões de casos em enfermaria, entre outras atividades”, relata.
Por João Cubas
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]