Imagem Padrão

Engenharia e Ciência dos Materiais oferta 24 vagas para mestrado

11 dezembro, 2014
07:53
Por Priscila
Extensão e Cultura

Aula prática em Laboratório da Engenharia de Materiais. Foto: Reprodução

Cinco linhas de pesquisa são ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais: Energias Renováveis e Não Renováveis; Materiais de Engenharia; Simulação e Modelagem de Materiais; Biomateriais: Biocompatibilidade e Aplicações; e Tecnologia de Superfícies, Filmes e Intefaces. Interessados em concorrer a uma das 24 vagas ofertadas para o mestrado 2015 têm prazo até o próximo dia 30 de janeiro para preencher o formulário e entregar a documentação, que é solicitada no site www.pipe.ufpr.br

 Segundo a coordenadora desta Pós-Graduação, professora Ana Sofia d’Oliveira, compõem o conteúdo programático da primeira linha de pesquisa – Energias – temas como o desenvolvimento de materiais para diferentes setores de energia, com foco em células de combustível, baterias, componentes e processos diversos do setor de petróleo e biodiesel, além de materiais que visam o aproveitamento da energia solar e biomassa. Os alunos também terão oportunidade de conhecer a relação entre os diferentes processos de geração de energia e os materiais que permitem atender as exigências de cada processo, ressalta a docente.

Na segunda linha de pesquisa – Materiais – o foco será no estudo e desenvolvimento de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos visando aplicações nas mais diversas áreas das engenharias (mecânica, elétrica, química e ambiental), passando pelo processamento e caracterização física e química dos materiais (envelhecimento, degradação, propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, ópticas e térmicas, químicas, morfológicas e estruturais).

A terceira linha de pesquisa deste Programa mantido pelo Setor de Tecnologia da UFPR desde 1996 – Simulação e Modelagem – abordará a utilização de modelos teóricos de primeiros princípios ou fenomenológicos e métodos computacionais na simulação e otimização de sistemas físicos de interesse. De acordo com a professora Ana Sofia serão feitas modelagem de materiais nanoestruturados até equipamentos e processos na área de petróleo e biorreatores, buscando relacionar resultados experimentais com modelos úteis na descrição de propriedades físicas e químicas de materiais, sistemas e dispositivos.

Biomateriais e Tecnologia

A quarta linha – Biomateriais: Biocompatibilidade e Aplicações – dedica-se ao estudo e desenvolvimento de biomateriais e suas aplicações na área biomédica, desde a preparação do biomaterial, tratamento superficial, ensaios de biocompatibilidade e resposta bioativa, incluindo a análise do processo de osseointegração.

A quinta e última linha de pesquisa – Tecnologia de Superfícies, Filmes e Interfaces – tem como objetivo a produção experimental e caracterização de propriedades físicas e químicas de superfícies e filmes finos, com potenciais aplicações em engenharia, bem como o estudo da interação entre materiais e efeitos interfaciais. Os estudos teórico-experimentais buscam compreender os efeitos de dimensionalidade e estrutura nas propriedades físicas e químicas de filmes e superfícies, passando pela análise de desempenho, estabilidade, propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas e ópticas.

Mais informações sobre o Programa, que oferta cursos de mestrado e doutorado (seleção contínua), podem ser obtidas no endereço eletrônico www.pipe.ufpr.br, bem como orientações sobre provas que compõem o processo seletivo e solicitação de bolsas de estudo.

Por Celsina Favorito

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]