logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Acadêmicos de antropologia da UFPR debatem a situação política do país em semana de atividades

Entre os dias 13 e 17 de junho estudantes, professores e funcionários do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná (PPGA/UFPR) promovem no campus da Reitoria atividades sobre o atual momento político do país.

Programação

Segunda-feira -13/06 -16h – Mesa-redonda: “O Gênero do Golpe”
Local: Reitoria UFPR. Ed. Dom Pedro I. Anf.1000

O recente movimento de intimidação às escolas, professores, práticas pedagógicas e demais pessoas que busquem tratar a diversidade cultural e, notadamente, a diversidade sexual e de gênero, dentro das salas de aula e nos espaços educativos é um tema de urgente discussão. A consequente proposta de censura e criminalização dessa questão, colocada em prática através de projetos de lei que estão em processo de tramitação no congresso, atacam frontalmente a liberdade de expressão e a pluralidade, intrínseca ao mundo contemporâneo. A presente roda de conversa tem como objetivo colocar questões e refletir sobre a importância de mantermos os espaços de aprendizagem terrenos democráticos, que assegurem a possibilidade de vivências e identidades múltiplas, aprendizados plurais, e que promovam a liberdade de ensinar, pesquisar e divulgar diferentes saberes e ideias.

Terça-feira – 14/06 – 17h – Mesa-redonda: “Políticas Culturais em Perspectiva: espaços participativos e a construção da resistência”
Local: Ocupa/IPHAN-PR (Rua: José de Alencar 1808, Juvevê).

Desde 2003 o estado brasileiro desenvolveu ferramentas específicas e inovadoras para tratar as políticas públicas para o campo da cultura. Como ponto nevrálgico desta política estava a construção de espaços participativos e da política nacional de cultura. Com todas as críticas que podem ser feitas às gestões do MinC existentes desde então, é consenso de que há ganhos e resultados positivos que devem ser preservados e ampliados. No contexto de exceção hoje vivido no Brasil, esse conjunto de conquistas estão sendo ameaçados e desconstruídos. Nesta roda de conversa a ser realizada junto ao Ocupa Iphan/PR, antropólogos e antropólogas trazem uma discussão pautada pelo conceito antropológico de cultura e pelo aspecto processual e dinâmico que envolvem a consolidação destas políticas. Lembrando Gil em seu primeiro mandato frente ao Minc onde dizia ser necessário um “do-in antropológico” no campo da cultura, pretendemos debater o que possibilitou os ganhos que foram vistos desde 2003, qual o papel da sociedade civil nesse processo, e como construir avaliações que nos ajudem a ver o que pensar, querer e demandar daqui pra frente.

Quarta-feira – 15/06 – 15h – Exibição do filme: “O sonho do nixi pae”
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174).

O filme faz parte do processo de constituição do MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin. O MAHKU foi sonhado por Ibã Huni Kuin a partir de suas atividades como txana (mestre dos cantos) e professor indígena, bem como de suas pesquisas de musicologia huni kuin na Universidade Federal do Acre desde 2009. A obra trata da descoberta de novas possibilidades de pesquisar o huni meka, canto do nixi pae. Nixi pae é nome que os huni kuin dão à ayahuasca, bebida cerimonial que proporciona visões. O que vemos no filme é a constituição do grupo de artistas que busca traduzir nas artes visuais do desenho, da pintura, da arte eletrônica, do videoarte etc a poesia dos cantos tradicionais do povo huni kuin.
O sonho do nixi pae, 2015, 45 min. Direção: Amilton Pelegrino de Mattos. Pesquisa: Ibã Huni Kuin.

Quinta-feira – 16/06 – 14h – Cinebate: “Cabra marcado para morrer”
Local: Reitoria UFPR. Ed. Dom Pedro I. Sala 1100
Cabra marcado para morrer, 1984, 1h 59min. Direção:Eduardo Coutinho.

19h – Mesa-redonda: “Estado Policial e Direitos Humanos: Sobre pestilentos e leprosos: formas de pensar o ingovernável”
Local:Reitoria UFPR. Ed. Dom Pedro I. Sala 613

Sexta-feira – 17/06
14h – Assembleia geral PPGA UFPR – Anf. 600

Redes Sociais

Evento no Facebook

por Rodrigo Choinski

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...