Imagem Padrão

68% dos aprovados no vestibular da UFPR Litoral são moradores da região

17 julho, 2006
00:00
Por

Afinal, dos 300 novos alunos que ingressarão no próximo semestre, 78% deles são paranaenses e 68% do litoral. No concurso realizado no ano passado, a maioria dos aprovados ainda era de moradores de Curitiba.

“Isso vem bem ao encontro da nossa proposta”, comentou o reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior. “A proposta de uma universidade voltada realmente para o litoral. Também ficamos extremamente satisfeitos com outros números apresentados. O fato de termos 78% dos aprovados paranaenses, 65% deles mulheres e 17% de estudantes que já tinham iniciado seus estudos em outras instituições de ensino, mas que não tinham tido a oportunidade de concluí-los. É a UFPR Litoral que vai possibilitar isso a eles. A educação sozinha não faz mudanças. Mas nenhuma mudança se faz sem a educação. É isso que nos mostra que estamos no caminho certo em mais uma iniciativa pioneira da UFPR”.

Aprovação – Entre os aprovados, o engenheiro civil Antônio Lima, 57 anos, era um dos mais emocionados. No ano passado, ele comemorou o sucesso na aprovação de dois filhos que hoje estudam no campus do litoral. Nesse ano, pode comemorar sua própria vitória como mais um dos calouros do curso de Gestão e Empreendedorismo.

De mãos dadas, Paulo Sérgio e Denise Ricieri também eram só sorrisos. Denise, que já é professora do curso de Fisioterapia, a partir de agora terá mais um vínculo com a UFPR Litoral: o marido Paulo Sérgio conseguiu uma das vagas no curso de Gestão e Empreendedorismo, visando conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Já comecei cursos em outras duas universidades, mas nunca consegui terminar. Esse eu vou concluir”, garantiu ele. “Faz parte de um projeto nosso. Melhorar não só a nossa condição de vida, mas também a da comunidade aqui do litoral”, acrescentou Denise.

Integração – Mas não foram apenas os futuros alunos que esperaram pela divulgação da listagem com os nomes dos aprovados. Estudante do curso de Turismo e Hospitalidade, Julio Cesar Leiva aproveitou seus conhecimentos de Espanhol para ensinar a língua em um cursinho solidário pré-vestibular. Nessa sexta, também foi ao campus para abraçar seus próprios alunos que conseguiram passar no concurso. “Fiquei muito feliz em saber que muitos deles gabaritaram a prova de espanhol”, comentou.

Assim como Júlio, Edson Cezar Perle e Elisangela Barbosa, estudantes do curso de Gestão Ambiental também foram conferir de perto os nomes dos aprovados e receberam os cumprimentos do reitor da UFPR. Eles estão entre os bolsistas selecionados pela SANEPAR para trabalhar no programa Viva a Natureza se Ligue na Rede. Durante pelo menos um ano, eles estarão entre os responsáveis pela fiscalização das redes de esgoto clandestinas em vários pontos do litoral paranaense. “Para nós, o mais importante é todo esse contato com a realidade local e a troca de informações com a comunidade. Algo que aprendemos na sala de aula e que podemos colocar em prática antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho”, comentou Elisangela.

O registro acadêmico dos novos alunos está marcado para os próximos dias 18 e 19, conforme escala de horários e cursos já estipulada no Manual do Candidato. Mais informações podem ser obtidas no site do Núcleo de Concursos.

Foto(s) relacionada(s):


candidatos conferem a lista dos aprovados
Foto: Izabel Liviski


Amtonio Lima
Foto: izabel liviski


Paulo Sérgio e Denise – ele aprovado em Gestão e Empreendedorismo

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]