logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

27 de novembro a 28 de fevereiro – Exposição no MAE-Paranaguá: Comunidade quilombola Lagoinha de Cima

Exposição no MAE/UFPR
Exposição no MAE/UFPR

As histórias e experiências vividas por trabalhadores da terra que buscam alcançar seus direitos básicos para viverem com dignidade. São fatos que podem ser conhecidos na mostra folográfica “Comunidade Quilombola Lagoinha de Cima – Lugar de Memória e Território Tradicional Quilombola”, aberta ao público no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), em Paranaguá, até o dia 28 de fevereiro de 2016.

Entre os objetivos da exposição estão a renovação dos modos de ver e compreender as identidades. Segundo a professora Sônia Lourenço, do Departamento de Antropologia da UFMT, o termo “quilombo” convida a sociedade brasileira a pensar e reconhecer as diferenças, bem como as desigualdades sociais produzidas pela negação de outras identidades.

Densidade – A exposição, que iniciou em 27 de novembro último, integra o evento Consciência Negra no MAE/UFPR. A iniciativa, promovida pelo  do Núcleo de Pesquisa em Antropologia Social, Artes, Performances e Simbolismos, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), resulta do projeto de extensão Patrimônio Cultural e Saberes Tradicionais Quilombolas da Chapada dos Guimarães. As leituras das imagens expostas “são cheias de afeto, densidade e protagonismo”, refletiu a professora Sônia, que também é coordenadora e pesquisadora do projeto. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas através do link: . http://www.proec.ufpr.br/links/mae.htm

Serviço

Data: 27 de novembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) MAE Paranaguá (Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico de Paranaguá)

Horários: Aberto de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h.

Mais Informações: (41) 3313-2042 (Curitiba) / (41) 3721-1200 (Paranaguá)

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...