23º Festival de Inverno da UFPR começa no próximo sábado (13)

10 julho, 2013
12:29
Por Gustavo Santos
0
Extensão e Cultura

Festival de inverno do ano passado. Foto: Douglas Fróiss

Apesar do prazo das inscrições para o 23º Festival de Inverno da UFPR ter encerrado, ainda há vagas em diversas oficinas. Os interessados podem procurar a coordenação geral do Festival nos dias 13 e 14, na Estação Ferroviária de Antonina. Esse ano, as atividades do Festival serão realizadas de 13 a 20 de julho. A partir desta quinta-feira, os organizadores já estarão na cidade, a 56 quilômetros de Curitiba, para os últimos preparativos. Durante oito dias serão mais de 40 oficinas e cursos, 28 espetáculos culturais, como teatro, apresentações de canto e dança.

Para adultos, há diversas alternativas de atividades, como as oficinas de percussão, de composição de cena para atores, de palhaço, performance, criação, de encadernação, de MPB, prática de banda sinfônica e marchetaria. Na área de cinema há a oficina de roteiro de curta ficção e na gastronomia, a opção é a oficina sobre cozinha caiçara rural, com o objetivo de preparar cozinheiros sobre os pratos típicos. As atividades serão orientadas por chefes de cozinha do Centro Europeu.

São oferecidas ainda pintura em madeira, modelagem e técnicas de escultura, exercícios físicos para a terceira idade e uma oficina sobre patrimônio cultural, enfocando a importância e os aspectos que caracterizam o patrimônio e os caminhos para a restauração.

Para crianças – Grande parte das atividades da semana é voltada para o público infantil que neste mês está em férias. As oficinas infantis, como a de hip hop, capoeira, canto, pintura e teatro, jogos de tabuleiro e robótica são gratuitas. Algumas atividades terão mais de uma turma. As inscrições para as oficinas infantis devem ser feitas apenas em Antonina, no sábado (13), a partir das 10 horas, na Estação Ferroviária de Antonina e na Escola Estadual Professora Maria Arminda, para a oficina realizada na própria escola.

Há ainda as oficinas de arte-educação, voltadas para professores de primeiro grau, que podem optar por teatro e jogos e brincadeiras infantis. O show de abertura será com a banda de rock Os Mutantes, a partir das 22 horas do sábado (13). Já o de encerramento, próximo sábado (20), será com o cantor Beto Guedes.

A programação completa está disponível na página do 23.º Festival de Inverno da UFPR.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]