logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

2 de outubro – Mesa-redonda: “Ensino Médio e a formação humana: Disciplina militar ou humanista?”

A crescente militarização de escolas públicas em diferentes estados do país tem causado discussões em âmbito nacional e internacional. Atentos a esse debate, uma parceria do Projeto Bildung (do Instituto Federal do Paraná) e do Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica (Lapeduh – UFPR) promove, no próximo dia 2 de outubro, às 10h, um momento de reflexão junto à sociedade discutindo o tema “Ensino Médio e a formação humana: Disciplina militar ou humanista?”. Fazem parte da mesa-redonda Estevão Chaves de Rezende Martins, doutor em Filosofia e História e professor da Universidade de Brasília; Rafael Saddi Teixeira, doutor em História e professora da Universidade Federal de Goiás; e Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, doutora em História e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

O público-alvo são alunos de Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, professores e técnicos-administrativos do IFPR e da UFPR, e o público de acadêmicos e professores que participam dos eventos organizados pelo Lapeduh. Serão fornecidos certificados para os professores, técnicos e acadêmicos. O evento será realizado no auditório do IFPR (João Negrão, 1285 – Rebouças).

Mais informações estão disponíveis informações nas páginas do Projeto Bildung e Lapeduh.

O projeto
O Projeto Bildung: Ciclo de Humanidades foi desenvolvido pelo IFPR, campus Curitiba, em parceria com o Goethe-Institut e a Fundação Cultural de Curitiba, tem por objetivo promover a formação no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por formação entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “autocultivo de si”. No âmbito acadêmico, o conceito de formação implica na abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

O Lapeduh
O Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica foi criado em decorrência dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino, desde 1997. Estes trabalhos abraçam atividades de extensão (como o projeto Recriando Histórias, que já está em sua terceira fase); de Pesquisa (com vários projetos já defendidos e em curso sobre o ensino de História no mestrado e no doutorado do PPGE); vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, publicações elaboradas por estudiosos que fazem parte do laboratório; além da orientação de projetos de iniciação científica. O Lapeduh também promoveu a criação da disciplina “Educação Histórica: histórico, propostas e perspectivas de pesquisa”.

Serviço:
Mesa-redonda: “Ensino Médio e a formação humana: Disciplina militar ou humanista?”
Data:
2 de outubro
Horário: 10 horas
Local: Auditório do IFPR (Rua João Negrão, 1285 – Rebouças)

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...