logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

2º Mensuflor debate Inventário Florestal e novidades na pesquisa científica

O professor Sebastião Machado, da UFPR, deu as boas-vindas aos participantes do 2º Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal. Foto: Marcos Solivan.

Cerca de trezentos estudantes, professores e pesquisadores participaram hoje (dia 18) no campus da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Jardim Botânico, em Curitiba, da abertura do 2º Mensuflor – Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal. Até amanhã, o encontro debaterá as tendências das pesquisas e apresentará trabalhos no setor. Promoverá, ainda, um amplo debate sobre o Inventário Florestal Nacional, que está sendo desenvolvido há dois anos pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Presidente da Comissão Organizadora do 2º Mensuflor, o professor Sebastião Machado disse que um dos aspectos interessantes do encontro será a possibilidade de integração entre a comunidade acadêmica e as organizações privadas que atuam na área. “Esta parceria é muito importante e gera ganhos mútuos. O setor privado adquire conhecimento científico e possibilita aos professores e estudantes exercitar as práticas do dia a dia”, comentou.

O chefe do setor de Ciências Agrárias, professor Eduardo Teixeira da Silva, avaliou que um dos temas importantes a serem debatidos no encontro será o Código Florestal Brasileiro, que já está em vigor e estabelece limites para o uso das propriedades rurais. “Não se pode dizer que houve pouca discussão sobre este tema, mas o encontro será um  momento importante para debatê-lo novamente”, comentou Silva, que representou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

O reitor da Universidade Federal de Lavras (MG), José Roberto Scolforo, destacou o fato de o 2º Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal possibilitar a troca de experiências entre diferentes gerações de alunos, professores e pesquisadores. “Isso facilita as parcerias e a criação de avanços na área da biometria”, disse o reitor. O professor sênior do Departamento de Ciências Florestais da UFPR Sylvio Péllico Netto também participou da abertura do encontro.

Inventário Florestal

O 2º Mensuflor debateu, entre outros temas, as pesquisas no setor e o Inventário Florestal Nacional. Foto: Marcos Solivan.

A professora Ana Paula Dalla Corte, do Departamento de Ciências Florestais da UFPR, também destacou a importância do 2º Mensuflor, que prevê a realização de dezesseis palestras, a apresentação oral de oito pesquisas e a exposição de noventa trabalhos em posters. “O Brasil tem uma vocação florestal muito grande. É importante termos ferramentas para melhorar o manejo dos recursos naturais”, avaliou.

Entre os temas centrais do encontro, está o Inventário Florestal Nacional. Utilizando técnicas de amostragem, o inventário está fazendo um levantamento dos recursos florestais brasileiros. Seu principal objetivo é fornecer informações para subsidiar a definição de políticas florestais, a gestão dos recursos florestais e a elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais. O trabalho começou a ser desenvolvido há dois anos e tem previsão de término em 2015. 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...