logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

1ª Chamada Pública Nominal do vestibular tem início nesta quinta (04); aprovados pelas cotas devem estar atentos para toda a documentação exigida

23852385064_e544ddb26d_z
Documentos serão analisados com rigor por equipe multidisciplinar e outros ainda podem ser solicitados. FOTO: Samira Chami Neves

Candidatos que estavam em lista de espera para vagas do Vestibular 2015/2016 e foram convocados pela UFPR na primeira Chamada Pública Nominal farão matrícula nestas quinta (04) e sexta-feira (05). Os estudantes devem ficar bem atentos aos procedimentos de registro, pois quem não comparecer em data e horário determinados em edital perde direito à vaga, assim como quem estiver presente, mas não estiver munido de toda a documentação exigida para a matrícula. (confira aqui o edital)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) alerta, em especial, os candidatos selecionados pelo sistema de cotas. Isto porque a relação de documentos necessários é ainda mais extensa e será rigorosamente analisada. Entre outras documentações, esses estudantes devem apresentar comprovação da condição de renda familiar, que será avaliada por equipe multidisciplinar habilitada. Durante a análise, outros documentos podem ser solicitados e, mesmo após a matrícula, há a possibilidade de serem consultados cadastros ou quaisquer sistemas públicos de informações socioeconômicas, nacionais e locais.

Outro documento que costuma gerar muitas dúvidas é a autodeclaração, registrada em cartório, que o candidato vinculado às cotas raciais deve apresentar. A Prograd reforça, no próprio Guia do Candidato, que “a prestação de informação falsa pelo estudante, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula na instituição federal de ensino, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis”.

Estudante que FOTO: Samira Chami Neves
Estudante que prestar informações falsas poderá perder a vaga. FOTO: Samira Chami Neves

Sistemática

As chamadas públicas nominais são realizadas com o objetivo de preencher as vagas restantes ofertadas pelos processos seletivos. Essas oportunidades surgem devido a candidatos que não compareceram para efetivar sua matrícula ou que descumpriram o edital de registro acadêmico, perdendo direito à vaga e, assim, dando chance aos estudantes em lista de espera.

Por esse tipo de Chamada, é convocado o número de candidatos correspondente a três vezes o número de vagas restantes em cada curso. Para garantir a matrícula, os estudantes chamados devem comparecer à UFPR, em dia, horário e local determinados por edital divulgado no site do Núcleo de Concursos. Neste mesmo link, o candidato já tem acesso a toda documentação necessária. A convocação não assegura direito à vaga.

Vale ressaltar que as portas para entrada no local de realização do registro acadêmico são fechadas rigorosamente nos horários estabelecidos em edital, sendo expressamente vedado o acesso de candidatos após o prazo.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...