logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

15 de outubro – A BNCC em debate

Publicada recentemente em sua versão destinada a consulta pública, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será objeto de uma primeira discussão pública na UFPR no próximo dia 15 de outubro, data em que se comemora o dia dos professores. A BNCC é um documento produzido pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de estabelecer os conteúdos curriculares a serem adotados igualmente em todas as escolas de educação básica do país.

Para avaliar a adequação da proposta elaborada, o MEC convidou todos os agentes educacionais e da sociedade civil para a uma ampla discussão. O evento “A BNCC em debate” tem o objetivo de atender a essa convocação do MEC e oferecer a oportunidade para que os professores e estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR (e de outras instituições e entidades também convidadas) possam discutir e apresentar sugestões ao aperfeiçoamento da proposta. O evento contará com a participação do professor Ítalo Modesto Dutra, que coordena no MEC a equipe de consultores e assessores incumbida de elaborar a BNCC e acompanhar as consultas públicas a seu respeito.

As discussões acontecem em dois momentos: de manhã, a partir das 9h, no Teatro da Reitoria, e à noite, às 19h, no anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I, também no campus Reitoria. Pela manhã, acontece a palestra “A construção da BNCC”, ministrada por Ítalo Modesto Dutra, membro da Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, com a participação dos debatedores Alexandre Trovon (Ciências Exatas/UFPR), Andrea Caldas (Educação/UFPR), Eduardo Barra (Ciências Humanas/UFPR) e Renato Bochicchio (Litoral/UFPR). À noite, será realizado um ciclo de conversas por área de conhecimento com os convidados Alexandro Trindade (Sociologia/UFPR), Antonio Edmilson Paschoal (Filosofia/UFPR), Joanez Aires (Química/UFPR), Joseli Mendonça (História/UFPR), Odissea Boaventura (Educação/UFPR) e Sérgio Camargo (Educação/UFPR).

A iniciativa do evento é dos Setores de Educação – que tradicionalmente promove nesta data o Dia D Educação –, Ciências Biológica, Exatas, Humanas e Litoral. Para conhecer e opinar sobre a BNCC, acesse basenacionalcomum.mec.gov.br.

Serviço:
A BNCC em debate
Data: 15 de outubro
Horário: 9h e 19h
Local: Campus Reitoria
Entrada livre.

Com informações da organização do evento.

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...